Marcelo em “alta rotação” deixou promessas de beijos e levou São Brás para Belém

Presidente recebeu, de oferta, uma prancha de surf, que prometeu usar em Carcavelos

Presidente recebeu uma imagem de São Brás como recordação da sua visita

Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta tarde em São Brás de Alportel. Foram mais de seis horas, dezenas de selfies, centenas de “cotoveladas” e milhares de fotografias. O Presidente da República visitou empresários, comerciantes e o Lar da Santa Casa da Misericórdia, deixou promessas de beijos para o seu regresso e levou um presente “radical” para o Palácio de Belém.

Pouco passava das 15h00 quando Marcelo Rebelo de Sousa chegou à Ferox Surfboards, em São Brás de Alportel. O empresário Octávio Lourenço e o surfista algarvio Alex Botelho receberam o Presidente da República.

O entusiasmo do chefe de Estado durante esta visita à fábrica de pranchas de surf não se pôde vislumbrar no rosto, devido à máscara, mas o interesse pela Ferox demonstrado por Marcelo Rebelo de Sousa ficou patente a cada pergunta – e foram muitas.

Para quem não sabe, Marcelo Rebelo de Sousa gosta de praticar bodyboard. Surf nem por isso, mas Octávio Lourenço deu-lhe um forte incentivo: uma prancha de surf personalizada.
 

A nova prancha do Presidente da República

«É linda!», exclamou o Presidente, que prometeu experimentá-la «talvez na Praia de Carcavelos».

Ainda no interior da fábrica, um grupo de ciclistas que partiu de Chaves há cinco dias, para percorrer a Estrada Nacional 2, pediu a Marcelo Rebelo de Sousa a primeira de muitas selfies da tarde. O presidente acedeu, fez perguntas e seguiu para o carro, não sem antes fazer um desvio para cumprimentar quem, à distância, via o aparato montado na Ferox.

Terminada a visita à Ferox, a comitiva seguiu para a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. Logo à chegada, o presidente da Câmara Vítor Guerreiro passou o telemóvel ao Presidente. Era uma funcionária da autarquia que está infetada com Covid-19 e com a qual, revelou Marcelo, já tinha falado antes.

O Presidente perguntou-lhe pela família, também infetada com o novo vírus, deu-lhe uma palavra de esperança e seguiu para o pátio da instituição, onde cumprimentou, com o cotovelo, um a um, os utentes, entusiasmados com tão ilustre visita.
 

Marcelo com a dona Maria da Conceição, com 107 anos

A dona Maria da Conceição, que tem 107 anos, mereceu especial atenção do chefe de Estado, com quem conversou e, claro, tirou mais uma selfie.

Marcelo Rebelo de Sousa não pôde dar um beijinho à utente do lar, que até já viveu durante outra pandemia, mas, convidado pelo provedor da Santa Casa para inaugurar as obras de ampliação daquele espaço, fez uma promessa: «Estarei cá para inaugurar, se for presidente, ou para assistir à inauguração, se não for, as obras. Nessa altura, darei beijos e abraços à dona Conceição, com 108 anos, e a todos os meninos e meninas», do infantário, que também marcaram presença durante a visita do chefe de Estado.
 

Ti Marquinhas

A doçaria Ti Marquinhas foi o próximo destino do roteiro. Marcelo Rebelo de Sousa equipou-se a rigor para visitar a fábrica, provou as iguarias e classificou-as como «uma maravilha». Uma expressão que, aliás, o presidente repetiu vezes sem conta durante a tarde.

Marcelo Rebelo de Sousa, por vezes, improvisa no programa das suas visitas e São Brás de Alportel não foi exceção. A visita à Casa Memória da EN2 seria a próxima paragem, mas, antes disso, houve muitas outras. Tudo porque o chefe de Estado fez questão de descer a recém-inaugurada Avenida da Liberdade e parar em todos – mas mesmo todos – os espaços comerciais para cumprimentar os lojistas, os clientes e, claro, tirar selfies.

Se os portugueses já se habituaram à maneira de ser do Presidente da República, há estrangeiros que estranham o à-vontade com que o chefe-de-Estado, sentado, bebe uma lambreta na esplanada.

«Quem é?», perguntam dois alemães, também eles sentados na esplanada do Café Ervilha. «É o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa», respondem os jornalistas. «É diferente, descontraído», replicam minutos antes de se deixarem contagiar e de tirarem, também eles, uma selfie.
 

Alemães também quiseram foto com Marcelo Rebelo de Sousa

Fotografias, aliás, foram uma constante ao longo de toda a tarde. O autarca Vítor Guerreiro também fazia questão de pedir para registar vários momentos durante a visita e de apresentar, a Marcelo Rebelo de Sousa, comerciantes, empresários ou funcionários da autarquia. Sempre com direito a registo fotográfico.

Mas Marcelo não se importa com a atenção e, por vezes, é ele que procura quem parece não reparar no aparato presidencial ou quem não tem coragem de abordá-lo.

A Casa Memória da EN2, recentemente inaugurada, também mereceu uma visita do Presidente, que, depois, se dirigiu à Câmara Municipal de São Brás de Alportel, quando alguns edis de outros concelhos já aguardavam para o antepenúltimo dos 16 jantares com presidentes das autarquias do Algarve.
 

À entrada para os Paços do Concelho

Nos Paços do Concelho, Marcelo reuniu-se com os agentes de Proteção Civil, cumprimentou os funcionários da autarquia, tirou mais fotos e recebeu mais um presente de Vítor Guerreiro.

«Parece a caixa de uma garrafa de vinho, mas não é», gracejou o autarca. «É a imagem do nosso padroeiro, São Brás, é para o museu». «É lindo!», respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, visivelmente entusiasmado com a oferta.
 

O presente de Marcelo Rebelo de Sousa

Seis horas depois de ter chegado a São Brás de Alportel, dezenas de selfies, centenas de “cotoveladas” e milhares de fotografias depois, Marcelo Rebelo de Sousa entrou para o restaurante, onde se voltou a reunir com os autarcas da região.

Segue-se Aljezur e Vila do Bispo, em Outubro, os dois únicos concelhos do Algarve que ainda não foram visitados pelo Presidente da República.

 

Fotos: Nuno Costa|Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub