Covid-19: Pousada da Juventude de Faro passa a estar «de prevenção» para isolamentos

Houve reunião da Subcomissão de Acompanhamento permanente da Covid-19

A Pousada da Juventude de Faro encontra-se «de prevenção para a eventualidade de ter que haver isolamentos», revelou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal, à margem da reunião da Subcomissão de Acompanhamento permanente da Covid-19, realizada esta terça-feira, 29 de Setembro. 

Esta foi uma reunião presencial, ao contrário das reuniões regulares que desde Março tinham acontecido através de videoconferência.

O objetivo foi «avaliar a situação e o crescente número de casos de infeção e a definição de possíveis estratégias articuladas entre os vários parceiros para tentar minimizar os efeitos negativos da pandemia no concelho e na região», diz a Câmara de Faro.

Assim, além da Pousada da Juventude, a autarquia está à procura de «uma instalação para o caso de ter que albergar um número maior de cidadãos».

Durante a subcomissão, o presidente da Câmara sublinhou «a boa articulação entre todos os parceiros envolvidos neste processo» e recomendou à população que «continue a demonstrar o espírito cívico evidenciado e que siga todas as recomendações e medidas de segurança e prevenção emanadas pela Autoridade de Saúde, Proteção Civil e forças policiais entidades que já deram provas cabais de merecerem a confiança da comunidade civil».

«Mantenham o bom espírito e não se esqueçam das regras de distanciamento; evitem convívios sociais e utilizem a máscara sempre que possível, mesmo em espaços públicos», apelou Rogério Bacalhau.

Além do edil farense e do xoordenador Municipal de Proteção Civil Rui Graça, a reunião contou com as presenças do comandante operacional Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, delegada regional de saúde, delegada de Saúde de Faro, comandantes dos Corpos de Bombeiros Sapadores de Faro e dos Voluntários Cruz-Lusa de Faro, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Centro Distrital da Segurança Social, Direção Regional de Educação, Autoridade Marítima Nacional, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana (Destacamento Territorial e Unidade de Controlo Costeiro).

Participou ainda na reunião, através de videoconferência, Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e novo Coordenador da execução da Declaração da Situação de Contingência na região do Algarve.

Ana Cristina Guerreiro realçou a necessidade de redobrar as atenções nesta fase, nomeadamente com o regresso às aulas, não permitindo que as pessoas possam ir trabalhar ou levar os filhos para a escola doentes ou com sintomas de doença.

«Se aos primeiros sintomas, uma pessoa ligar imediatamente para a Saúde 24 e ficar em casa, começamos a diminuir em muito o número de casos ativos na comunidade, nomeadamente o número de casos que possam vir a ser graves», explicou a delegada regional de saúde.

Vítor Vaz Pinto, comandante operacional distrital da Proteção Civil, referiu ainda que toda a região está bem preparada e que a capacidade é «muito boa».

«A comunicação entre o posto de Comando Distrital e os 16 postos de Comando Municipais funciona em permanência 24 horas por dia e permite manter um controlo eficaz quer com os procedimentos e ações preventivas quer em termos de capacidade de resposta a imediata a cada ocorrência», disse.

 



Comentários

pub