Cine-Teatro Louletano abre temporada com peça sobre o “Turismo” e as suas implicações

Tiago Correia é um dos encenadores mais reconhecidos da nova geração

A peça de teatro “Turismo”, do encenador Tiago Correia, abre, este sábado, 12 de Setembro, a partir das 21h30, a nova temporada de espetáculos do Cine-Teatro Louletano.

Esta nova criação de Tiago Correia, um dos encenadores mais reconhecidos da nova geração, para a companhia “A Turma” pretende explorar os efeitos colaterais do turismo e a sua influência nas relações humanas – a tão discutida gentrificação, muito observável já em urbes como Lisboa ou Porto.

“Turismo” nasce de um processo de investigação e experimentação transdisciplinar, desenvolvido entre Porto, Loulé (cidade do sul onde o encenador e o realizador Francisco Lobo estiveram em residência artística no Verão de 2019) e Barcelona, emergindo daí uma nova dramaturgia nascida de premissas plurais partilhadas quer com profissionais de outras áreas artísticas e científicas quer com múltiplos interlocutores locais.

Depois de um pré-arranque da temporada a 8 de Setembro, com uma conversa, esgotada, em torno do triângulo “turismo, arte e pandemia” (em que participaram o encenador Tiago Correia, o fotógrafo Filipe da Palma e a arquiteta e docente universitária Teresa Valente), «a apresentação desta inquietante criação vem colocar a tónica no que está a mudar nas nossas cidades», diz a Câmara de Loulé.

A peça tem a duração de aproximadamente 120 minutos, sem intervalo, e destina-se a maiores de 14 anos.

Os bilhetes custam 10 euros, passando para 8 no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O desconto do Cartão de Amigo é aplicável. Se quiser comprar ingressos, pode fazê-lo aqui.

Esta apresentação integra-se no ciclo “Implikação”, criado para celebrar os 90 anos do Cineteatro (1930-2020) e contribuir para a produção de pensamento e reflexão crítica em torno das temáticas que integram a sua programação artística para o biénio 2020-2021 e que se revistam de manifesta atualidade e pertinência.

O Cineteatro Louletano já ostenta o selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, assumindo o compromisso de cumprir os requisitos de higiene e segurança de visitantes e colaboradores definidos segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde e que se encaixam também no Plano de Contingência da Câmara Municipal de Loulé.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo e-mail [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook ou o seu renovado website.

O Cineteatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Comentários

pub