ArQuente traz NY Portuguese Short Film Festival a Faro

Este é um festival de curtas-metragens

A associação cultural ArQuente vai trazer, esta sexta-feira, 25 de Setembro, a partir das 21h30, a X edição do NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF) a Faro. 

Este é um festival de curtas-metragens, dedicado à divulgação do cinema português contemporâneo, e que, na capital algarvia, será exibido no Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O NYPSFF, organizado pela primeira vez em Junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses. Ao organizar o Festival anualmente, em vários países, o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português, em todo o mundo.

Ana Miranda, diretora do Arte Institute, afirma que «o NY Portuguese Short Film Festival tem sido uma grande montra para o cinema contemporâneo português e tem aberto portas aos novos realizadores nacionais em termos de promoção e divulgação das suas curtas metragens até mesmo para participarem noutros festivais internacionais».

O NY Portuguese Short Film Festival já passou por todos os continentes, num total de 23 países e 53 cidades: Nova Iorque, New Bedford, São Francisco, Sausalito, Berkeley, Providence, San Diego e Rhode Island (Estados Unidos), Lisboa, Porto e Cascais (Portugal), Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (Brasil), Sidney (Austrália), Joanesburgo (África do Sul), Mindelo (Cabo-Verde), Luanda (Angola), Berlim (Alemanha), Vancouver, Toronto, Ottawa, Montreal, Winnipeg e Kingston (Canadá), Macau (República Popular da China), Paris (França), Malabo (Guiné Equatorial), Nova Deli, Chennai, Ahmedabad, Goa, Calcutá e Chandigarh (Índia), Nairobi (Quénia), Maputo (Moçambique), Varsóvia, Cracóvia, Poznan, Wroclaw e Lublin (Polónia), Brno (República Checa), Londres (Reino Unido), Bucareste, Cluj e Timisoara (Roménia), Szeged e Budapeste (Hungria), Dacar (Senegal), Banguecoque (Tailândia) e Hanoi (Vietname).

Fulvia Almeida, presidente da ArQuente, diz que «acolher este festival é um orgulho, pois, além de ser a primeira vez que é organizado no Algarve, vai ao encontro da missão da ArQuente: desenvolver atividade de produção e promoção em diversas áreas culturais, neste caso específico do cinema português e dos seus cineastas emergentes».

Esta passagem do NY Portuguese Short Film Festival por Faro conta com a parceria do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e do Cineclube de Faro.

As curtas metragens foram selecionadas e submetidas à apreciação de um júri composto por figuras do meio cinematográfico português e internacional, como Monica Vilela, Luis da Matta Almeida e Lauren Sowa.

Curtas:

California – Nuno Baltazar
The Boy and the Owl – Mário Gajo de Carvalho
Final Act – Maria Hespanhol
Loop – Ricardo M. Leite
Today might be the last day I see your face – Vasco Mendes
Sofia – Filipe Ruffato e Gonçalo Viana
Past-it – Elmano Silva
Monday – Sebastião Salgado
Simulacrum – Duarte Couto Maltez
Alvorada – Carolina Neves
Sea Shepherd – Débora Mendes

Comentários

pub