“365Algarve” começa Outubro com Ventania, música vinda da Índia e Jazz nas Adegas

Entre os dias 1 e 4 de Outubro

Uma Ventania de artes performativas, três  irmãos músicos vindos do Rajastão, jazz nas adegas e percursos performativos no património são algumas das sugestões do programa “365Algarve” para os primeiros quatro dias de Outubro.

No primeiro dia do próximo mês será inaugurada no foyer do Teatro das Figuras, em Faro, a exposição de fotografia Resgate/Procura, de Vasco Célio, uma iniciativa inserida no festival Encontros do DeVIR que pode ser visitada até 15 de Novembro.

Esta mostra «é um complemento e constitui uma outra forma de apresentar o projeto desenvolvido e apresentado in loco na ilha da Culatra, o qual cruza património (material/imaterial) e investigação mundialmente reconhecida, realizada por equipas de investigadores da Universidade do Algarve que se debruçam sobre questões urgentes relativas à salvaguarda desta ilha», segundo o “365Algarve”.

Entre os dias 2 e 4 de Outubro, regressa o Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento.

No dia 2 de Outubro, às 20h00, haverá uma sessão de Music & Food Experience entre o Auditório do Museu de Portimão e o restaurante Faina.

No mesmo dia, em Lagos, há uma nova apresentação da performance “O2 Oxigen” que une as linguagens do teatro físico e das formas animadas.

A 3 de Outubro, em Portimão, a companhia de dança KALE  apresenta a sua nova criação, “Terras”.

Em Lagoa, no mesmo dia, será apresentado o espetáculo de circo contemporâneo “Atempo”.

Segue-se, a 4 de Outubro, em Lagos, «um cruzamento entre instalação, arte pública e performance», com o espetáculo “Água”, «uma criação de André Braga e Cláudia Figueiredo, da companhia Circolando».

Nos dias 3 e 4 de Outubro, em Aljezur, há novo espetáculo com  a chancela do Lavrar o Mar, um concerto dos Amrat Hussain Brothers Trio, um grupo composto por três irmãos originários de Jaipur, no Rajastão, Índia.

No dia 3, um sábado, «haverá uma sessão dedicada às crianças, onde se cantará, tocará e se contarão histórias desta família secular».

É que, explica o “365Algarve”, «estes três irmãos receberam a música a partir dos mais velhos e, desta vez, são eles a passar as melodias místicas e os ritmos quentes das tablas aos mais novos».

No domingo, a formação musical indiana convida o público «a descobrir a música clássica e o Sufi, do norte da Índia. Amrat Hussain, Teepu Khan e Sanjav Khan formam um ensemble raro, cuja herança musical, já com sete gerações de existência, lhes foi legada pelo seu pai e os seus avôs, uma prestigiada família de músicos indianos de etnia cigana».

Igualmente nos dias 3 e 4 de Outubro, há Jazz nas Adegas, em Silves, e Percursos Performativos no Património, em Lagoa.

No primeiro caso, a banda convidada é o Quarteto Luís Bastos  e a adega a da Quinta João Clara, em Alcantarilha.

Esta banda vai interpretar clássicos do jazz e da bossa nova em duas sessões, uma marcada para dia 3, às 21h00, e a outra agendada para domingo, dia 4, às 17h00.

Entretanto, em Lagoa, há Percursos Performativos no Património uma iniciativa em que o município de Lagoa «propõe um conjunto de percursos pedestres temáticos que se suportam numa narrativa histórica».

Desta feita será explorado o percurso 1, “1520-2020: 500 anos do lugar de Ferragudo”, que «constitui um périplo pelos seus cinco séculos de história» desta vila.

 



Comentários

pub