Loulé mostra fotografias que venceram o “Prémio Estação Imagem 2020”

Reportagem de José Sarmento Matos sobre o drama de uma família de migrantes luso-venezuelanos foi a grande vencedora deste ano

Estação de Imagem 2020 – Foto: José Sarmento Matos

A exposição “Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra” está patente desde ontem na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé e vai mostrar até 12 de Setembro os trabalhos que venceram a 11ª edição do «principal prémio internacional de fotojornalismo que se disputa anualmente em Portugal».

«O fotojornalista José Sarmento Matos foi o grande vencedor desta 11ª edição. Trata-se de uma reportagem em torno dos dramas de uma família luso-venezuelana na sua migração de regresso a Portugal com imagens obtidas na Madeira e naquele país do Caribe mergulhado numa profunda crise humanitária», segundo a Câmara de Loulé.

Já a Fotografia do Ano captada por Leonel de Castro, fotojornalista da Global Imagens, obtida durante uma reportagem na cidade da Beira, em Moçambique, na sequência da destruição provocada pelo furacão Idai.

Leonel de Castro obteve também o prémio na categoria Assuntos Contemporâneos e ainda uma menção honrosa na categoria Vida Quotidiana, cujo prémio foi atribuído a Gonçalo Fonseca.

Nas restantes cinco categorias, o júri internacional premiou os fotojornalistas Rui Duarte Silva (Notícias), Ana Brígida (Artes e Espetáculos), Carlos Folgoso Sueiro (Ambiente), António Pedro Santos (Série de Retratos) e Rodrigo Antunes (Desporto).

«A Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra foi este ano atribuída ao fotojornalista Ricardo Lopes, que se propõe desenvolver um trabalho sobre as tradições rurais e conhecimento popular no interior do país, que caminham para o desaparecimento com uma população envelhecida e dispersa», acrescentou a autarquia louletana.

Loulé será o primeiro local onde é apresentada a exposição deste prémio, cujos vencedores foram conhecidos a 18 de Julho.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30.

 

 



Comentários

pub