Presidente da ARS/Algarve preocupado com o Inverno porque «haverá gripe e Covid-19»

«Temos de trabalhar para que possamos ter um Inverno com alguma tranquilidade», disse Paulo Morgado

«Eu entendo que as pessoas se preocupem com o Verão – e este não será igual -, mas, do ponto de vista dos serviços de saúde, a mim preocupa-me mais o Inverno. Todos os anos temos gripe, este ano não será exceção, mas, desta vez, haverá gripe e Covid-19». Esta é a opinião de Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, deixada esta sexta-feira, 10 de Julho, na conferência de imprensa de balanço da pandemia. 

O responsável disse que «temos de trabalhar para que possamos ter um Inverno com alguma tranquilidade».

Paulo Morgado deu como exemplo o «reforço da vacina contra a gripe», já anunciado pelo Governo, «com o objetivo de prevenir o que será a próxima época».

Na opinião do presidente da ARS/Algarve, este será «um Verão estranho», uma vez que «o turismo está a passar por uma fase difícil».

Em termos de saúde, garantiu Paulo Morgado, «estamos preparados e contamos com a prata da casa».

«Temos um despacho que facilita a mobilidade para os profissionais que queiram vir e contamos sempre com os nossos excelentes profissionais», acrescentou.

 

 

O presidente da ARS revelou que o valor do r (taxa de contágio) no Algarve «é inferior a 1», o que é um bom sinal, apesar de ser necessário não baixar a guarda.

«Um resultado negativo é apenas uma fotografia do momento. Isso não significa que as coisas não se alterem dias depois. Há situações de pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas e este aspeto é fundamental para que entendamos que as determinações da autoridade de saúde não são nenhuma ordem de prisão, mas, sim, um trabalho para conter as cadeias de transmissão», vincou.

Paulo Morgado revelou que o Gabinete de Saúde Mental, a funcionar em cada um dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, já atendeu 117 pessoas afetadas pela Covid-19, entre doentes e profissionais de saúde.

O objetivo desta iniciativa é dar apoio psicológico a pessoas afetadas, direta ou indiretamente, pela pandemia.

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)

Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub