Portimão é o único município algarvio a cumprir todas as normas de Cibersegurança

Webcheck.pt é uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança e da Associação DNS.PT

O Município de Portimão é o único na região algarvia a cumprir todas as boas práticas indicadas pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), no âmbito do projeto Webcheck.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Portimão implementou diversas medidas ao nível da segurança, relacionadas com a disponibilização do site cm-portimao.pt e do sistema de email que serve a autarquia, ao ponto de o Município de Portimão integrar os 35 por cento de entidades nacionais que estão neste momento a cumprir com sucesso as medidas recomendadas pelo CNCS.

A Webcheck.pt é uma iniciativa conjunta do CNCS e da Associação DNS.PT, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas e standards que contribuam para garantir a segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações através da internet.

Esta plataforma permite que qualquer cidadão ou entidade verifique, em tempo real, o nível de conformidade de um domínio de internet e de correio eletrónico com os mais recentes standards para a comunicação segura entre sistemas, facilitando a identificação das medidas técnicas necessárias que asseguram uma maior resiliência e segurança da presença e comunicação online.

A Webcheck.pt disponibiliza ainda um conjunto de recomendações técnicas e tutoriais, no sentido de auxiliar a implementação dos principais standards de segurança avaliados, podendo o projeto ser consultado em https://webcheck.pt/pt/

Comentários

pub