Município de Lagoa está atento ao nível de ocupação das suas praias

Praias da Marinha, Benagil, Albandeira e Vale de Centeanes são as que estão a sofrer maior pressão

Praia da Marinha – Foto (de arquivo): Bárbara Caetano | Sul Informação

O presidente da Câmara de Lagoa reuniu-se, durante a manhã desta sexta-feira, com representantes das autoridades de saúde, turismo, ambiente, segurança e proteção civil, para avaliar a situação da ocupação das praias no concelho.

As praias da Marinha, Benagil, Albandeira e Vale de Centeanes são os pontos que «estão a registar maior pressão com níveis de ocupação acima do recomendado», salienta a autarquia.

Luís Encarnação confirmou que já foi reduzido o estacionamento junto a estas praias, seguindo as indicações da Agência Portuguesa do Ambiente, precisamente para desencorajar a sua utilização. O início das obras municipais na Praia da Marinha é outra medida dissuasora da utilização daquele destino balnear.

Durante a reunião, foi feito um acompanhamento ao minuto da situação das praias no concelho, através de instrumentos de monitorização implementados pela Câmara Municipal, que permitem a obtenção de dados sobre o número total de pessoas.

«Sensibilizar» foi a palavra chave saída deste encontro de trabalho. Sensibilizar por um lado, as autoridades para a necessidade de maior fiscalização nas zonas de trânsito e de estacionamento. Sensibilizar, por outro lado, os veraneantes para que prefiram praias com areais mais amplos e menos concorridos.

Luís Encarnação dirigiu esta reunião acompanhado pelo vereador Jorge Pardal, responsável pelo pelouro das praias e orla costeira.

A delegada de saúde Maria Teresa Pereira, o capitão do Porto de Portimão, Comandante Rodrigo Gonzalez dos Paços, Ema Mendonça, da Região de Turismo do Algarve, três comandantes da GNR – do destacamento territorial de Silves, representado por comandante Alferes Silva, do posto territorial de Lagoa, pelo comandante Euclides Martinho, e de Carvoeiro, pelo comandante Nelson Carmo –, os comandantes dos bombeiros e da proteção civil de Lagoa, respetivamente Vitor Rio e Jorge Cabrita, a que se juntou ainda, por vídeo chamada, Paula Noronha, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foram outras personalidades que tomaram parte na reunião.

 

 

 

 


Comentários

pub