Monchique e EDP trabalham juntas para prevenir fogos causados por linhas elétricas

EDP Distribuição ofereceu biotriturador à Câmara de Monchique

A EDP Distribuição e a Câmara de Monchique estão a trabalhar em conjunto para prevenir incêndios florestais causados por linhas elétricas de baixa tensão. A empresa e a autarquia assinaram um protocolo para a criação de equipas mistas, que vão fazer trabalhos de limpeza florestal.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, explicou ao Sul Informação que «nos últimos anos temos percebido que há muitas ignições que se dão devido à fricção entre as linhas de baixa tensão e as árvores».

Apesar de a EDP ser responsável pela gestão das linhas, estando obrigada a fazer faixas de gestão de combustível, «para responder melhor a este desafio foram criadas equipas conjuntas da EDP e da Câmara», até porque, «em muitos sítios, as linhas coincidem com a rede viária municipal», explica o autarca.

 

 

Além desta «iniciativa pioneira» de criação de equipas mistas, também no âmbito do protocolo, a Câmara Municipal de Monchique recebeu, esta quarta-feira, 15 de Julho, um biotriturador, que será operado pelos funcionários da autarquia. No momento da entrega, esteve presente António Leal Sanches, diretor da EDP Distribuição.

Rui André explicou ao nosso jornal que este «é um equipamento que permite fazer a limpeza do local e o espalhamento, não obrigando à queima dos resíduos criados pela limpeza de vegetação», enquadrou.

O autarca esclareceu ainda que este é um projeto que «estava a ser preparado há vários anos, mas só agora foi possível fazê-lo» e que não tem qualquer relação direta com o incêndio de 2018, que a investigação concluiu ter sido provocado por uma linha elétrica, mas de média tensão.

«Não é um trabalho fácil, a gestão das linhas de média e de alta tensão. Muitas vezes estão instaladas em terreno florestal consolidado. Nesse âmbito, a EDP está a desenvolver em Monchique um projeto interessante, de 1,5 milhões de euros, que pretende enterrar uma parte dos muitos quilómetros de linha de média tensão que atravessam o concelho. É um investimento avultado, mas que acaba por ter retorno, uma vez que resolve o problema da criação das faixas de gestão de combustível».

 

 

Em nota enviada às redações, a EDP Distribuição diz que «nos últimos 12 anos investiu um total de 88 milhões de euros, na gestão da vegetação, sendo que, deste montante, 16 milhões referem-se ao investimento deste ano».

As ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas «envolvem cerca de 500 pessoas, entre colaboradores internos e externos, e a aplicação de melhores práticas de monitorização e de gestão da vegetação», realça a empresa.

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub