Aljezur paga metade dos salários dos nadadores-salvadores das praias concessionadas do concelho

Medidas destinam-se a apoiar a economia local e a aumentar a segurança nas praias, grande atrativo do turismo no concelho

A Câmara de Aljezur vai investir, este Verão, 125 mil euros para garantir a segurança nas suas praias, concessionadas ou não.

José Gonçalves, presidente da autarquia de Aljezur, disse ao Sul Informação que a verba se destina a apoiar a contratação de nadadores-salvadores, a compra de material e equipamento para implementação dos postos de vigilância e socorro, bem como a aquisição de roupa identificativa para as equipas de assistentes de praia que vierem a ser criadas.

Além disso, sublinhou, o próprio município deverá contratar nadadores-salvadores para as três praias não concessionadas do concelho – Adegas, Vale dos Homens e Vale Figueiras. A grande dificuldade, acrescentou, será «encontrar os nadadores-salvadores, porque não os há».

Quanto às praias concessionadas – Odeceixe, Amoreira, Monte Clérigo, Arrifana, Bordeira e Amado -, a Câmara irá pagar aos concessionários «50% do valor total do encargo com o vencimento dos nadadores-salvadores, que façam parte do efetivo do sistema de vigilância e socorro da praia da qual sejam titulares, até ao limite máximo de 900 euros e até ao máximo de três».

Este apoio «será concedido para o período da época balnear, entre 6 de Junho e 30 de Setembro», acrescentou o autarca.

Além destes apoios e investimentos, o Município de Aljezur está ainda a acolher, desde 1 de Junho e até ao fim de Setembro, quatro fuzileiros da Marinha Portuguesa, que estão a reforçar «a segurança nas praias, em ações de sensibilização e aconselhamento a comportamentos de risco, nesta costa extensa». O Município garante o alojamento aos quatro militares, acrescentou José Gonçalves.

Trata-se de uma «iniciativa conjunta com a Autoridade Marítima» que se enquadra «numa ação mais alargada, por todo o Algarve, trazendo mais confiança e tendo uma ação de fiscalização e sensibilização, aos utentes das praias do nosso concelho, desde a Praia do Amado até à Praia de Odeceixe».

O presidente da Câmara de Aljezur salientou ainda, nas suas declarações ao Sul Informação, que todo este investimento é «uma medida para as praias, que são o grande suporte à procura do turismo no nosso concelho», contribuindo assim ,«para mais segurança, mais confiança» e para «ajudar e impulsionar a economia local».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub