Algarvia Inês Murta discute final do Campeonato Nacional Absoluto de ténis

A atleta, de 23 anos, é natural de Vila Real de Santo António

Foto: Federação Portuguesa de Ténis

A tenista algarvia Inês Murta discute este domingo, 19 de Julho, a partir das 14h30, a final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Pela frente, a jogadora terá Francisca Jorge. 

Ambas as tenistas carimbaram este sábado a passagem à final de singulares, onde estarão frente a frente no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.

Natural de Vila Real de Santo António, Inês Murta (645ª no ranking mundial WTA) tem como opositora a tricampeã em título: Francisca Jorge (579.ª classificada).

A algarvia, de 23 anos, venceu Maria Inês Fonte para chegar ao jogo decisivo (6-2 e 6-0).

Esta será a sua terceira final da carreira no Campeonato Nacional Absoluto (foi finalista em 2014 e 2015, no CIF — Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, onde agora treina).

«Sinto-me bem e com boas sensações. Estou com bastante ritmo, a jogar com uma boa mentalidade e uma boa atitude. Sinto que as coisas vêm mais naturalmente por já ter jogado muitos encontros e estou muito contente», referiu a tenista que está a ser acompanhada por João Antunes, do grupo de trabalho do CIF.

Apesar de estar apurada para a decisão de singulares do Campeonato Nacional Absoluto pela terceira vez, Inês Murta está, acima de tudo, satisfeita com a evolução que tem verificado.

«Estou sobretudo orgulhosa pela parte mental, pela maneira como estou a comportar-me dentro do campo e a assumir o jogo. Sinto que estou a lidar bem com os nervos e com o favoritismo», disse.

Como bagagem para o encontro decisivo, Inês Murta levará a vantagem no frente a frente registado com Francisca Jorge nas últimas semanas: a vimaranense até começou melhor, ao vencer para conquistar a etapa inaugural do Circuito Sénior FPT em Loulé, mas a algarvia reagiu e impôs-se nas finais de Lisboa e Figueira da Foz.

A final de singulares femininos do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto será transmitida a partir das 14h30, em direto na Sport TV. Depois, será jogado o encontro de atribuição do título masculino.

Mas antes as duas jogadoras ainda vão estar frente a frente na luta por um lugar na decisão de pares: Jorge jogará ao lado da irmã, Matilde Jorge (são as atuais campeãs), enquanto Murta une esforços com Ana Filipa Santos, com quem defende o estatuto de primeira cabeça de série.

 



Comentários

pub