Albufeira já escolheu vencedores do concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”

Prémios irão ser entregues na inauguração da exposição, em Agosto

Catarina Ramos, com a obra “Introspeção”, Guilherme Limão com “Sonhar longe o Mundo” e Júlio Antão com “Resiliência” são vencedores de 2020 do concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, um certame de caráter bienal, organizado pelo Município de Albufeira.

Este concurso, que se realiza desde 1997, tem o objetivo «de promover e valorizar os artistas naturais ou residentes no concelho nas áreas da pintura, escultura e desenho».

Segundo a Câmara de Albufeira, apesar da alteração das regras do concurso devido à Covid-19, que obrigou a que os participantes apenas pudessem candidatar-se com uma obra, ao invés de um mínimo de duas e o máximo de quatro das edições anteriores, a iniciativa foi bastante concorrida, tendo contado com a participação de 30 autores».

Os prémios irão ser entregues na inauguração da exposição no próximo mês de Agosto.

O júri do concurso foi constituído por Rosa Trindade (pintora), Luís Nunes Alberto (artesão) e Rui Gregório (fotógrafo).

Além dos três trabalhos vencedores, foram ainda distinguidas com menções honrosas as obras “Fase Negra – A Fragilidade da Vida”, pintura, de Sandra Caetano; “Silêncio do Mar”, pintura, de Sílvia Guerreiro e “Quarentena”, pintura, de Fernando Cardoso.

Os três primeiros classificados vão receber prémios monetários no valor de 750 euros (1º prémio), 500 euros (2º prémio) e 250 euros (3º prémio), na inauguração da exposição, que está marcada para o próximo mês de Agosto, na Galeria Municipal João Bailote, junto aos Paços do Concelho.

Além das obras premiadas e das que receberam menções honrosas, a exposição irá integrar os seguintes trabalhos selecionados pelo júri do concurso: “Com fragmentos da minha rua faz-se o todo”, de Joaquim Veiga; “Sorrows”, de Anabela Alambre; “Visões”, de Maria Irene Carolas; “Interseções”, de Fernanda Nogueira; “Seiva”, de Sónia Guerreiro; “Nós”, de Bruno Ceriz; “Busto”, de Alberto Coudel; “Autobiografia de uma história”, de Alexandre Siqueira; “A Solidão citadina”, de André Varandas; “Em Busca da Paz do Mundo”, de Sónia Fernandes; “9 200 000 Km2”, de Hugo dos Santos; “É hora do chá”, de Brian Mehl; “Flores Silvestres”, de José Dâmaso; “Folhas Douradas”, de Hans van Hoogdalem; “Paisagem Abstrata”, de José Fernandes; “Dom Covid”, de Luís Filipe Romão (Zorba); “Novo Horizonte”, de Taras Panovyk; “Cerro do Malpique”, de Sílvia Serapio; “Susana” António Correia; “Algarve”, de Rosa Barriga Vieira; “Entrelinhas”, de Maria Bárbara Reis, “Sem-água”, de Maria Zélia Ribeiro; “Clave de Sol”, de Ana Luísa Soares e “Reencontros”, de de Susana Gonçalves.

A exposição “Cores e Formas dos Nossos Artistas” irá estar patente ao público na Galeria Municipal João Bailote, de 14 de Agosto a 19 de Setembro.

 



Comentários

pub