Monda térmica substitui herbicidas na limpeza de espaços verdes de Albufeira

Equipamento usa água a ferver para matar ervas infestantes

Uma monda térmica, que funciona com água a ferver, está a substituir os herbicidas na limpeza das áreas verdes de Albufeira. Uma equipa de jardineiros da autarquia albufeirense qualificados para o uso deste equipamento retomou ontem a limpeza dos espaços verdes do concelho, que foi interrompida devido à pandemia de Covid-19, e contou com a companhia do presidente da Câmara.

José Carlos Rolo acompanhou de perto os trabalhos da equipa da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes e viu como funciona a monda térmica, equipamento que «se destina a combater a vegetação infestante através do uso de água a elevada temperatura».

«Esta tecnologia está patenteada e baseia-se na utilização de água aquecida a elevada temperatura (aproximadamente 120ºC), que após contacto com a vegetação, destrói o tecido celular e o sistema radicular. Pelo facto de cozer as sementes, impede o seu processo de germinação. Permite, deste modo, que o Município de Albufeira deixe de aplicar herbicidas químicos, salvaguardando o meio ambiente e saúde pública dos efeitos malignos dos herbicidas químicos, reduzindo assim a sua pegada ecológica», ilustrou a Câmara de Albufeira.

Para o presidente da Câmara de Albufeira «a utilização deste equipamento é uma mais valia para os trabalhos de manutenção ambiental no concelho, inserindo-se na nossa estratégia de redução das emissões atmosféricas».

«Estamos satisfeitos, pois garante-nos uma melhor prática, com vista à maximização da sustentabilidade ambiental», disse José Carlos Rolo.

Albufeira vai, de resto, aderir à campanha”Autarquias sem glifosato” da associação ambientalista Quercus, comprometendo-se a abandonar o uso de quaisquer herbicidas à base desta substância.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 



Comentários

pub