Faro: Associação 289 reabre com um “Regresso ao Futuro”

Exposição coletiva juntará trabalhos de «um número alargado de artistas sediados na região algarvia e alguns convidados nacionais»

A Associação 289, em Faro, vai reabrir no dia 13 com um “Regresso ao Futuro”. Este é o nome da exposição que estreará nesse dia neste espaço cultural farense, situado nas Pontes de Marchil, e poderá ser vista até dia 26 de Julho.

Esta será «uma exposição coletiva com um número alargado de artistas sediados na região algarvia e alguns convidados nacionais, de forma a afirmarmos vibrantemente o entusiasmo de viver a experiência da criatividade artística como festa e vanguarda da cultura».

«Acreditamos que, depois do período de confinamento forçado e de alguma incerteza ainda presente na crise pandémica que vivemos, temos de prosseguir o caminho da criatividade, do conhecimento e da cultura. Se a saúde pública e a vida em sociedade ainda provocam alguma angústia em relação ao futuro, queremos, enquanto associação de artistas, afirmar a arte como construção de uma sociedade mais humanista e prosseguir a nossa atividade de divulgação artística», segundo a associação.

«Apesar desta parcial paralisia social, a criatividade nos ateliers dos artistas não parou. Temos novas obras no domínio das artes visuais para apresentar e precisamos de voltar ao contacto com o público, porque é nesse encontro que acontece a cultura e criamos futuro», acrescentam os responsáveis pela 289.

Tendo em conta a situação de calamidade em vigor, a inauguração, bem como a posterior visitação da exposição, terão regras, «para que artistas e público possam usufruir do espaço e da exposição em segurança».

No dia 13, o solar das Pontes de Marchil estará aberto durante seis horas, entre as 14h00 e as 20h00, «com uma série de orientações para os visitantes da exposição, apelando também ao sentido cívico da comunidade. Assim, o uso de máscara e higienização das mãos serão obrigatórios, havendo gel desinfectante para as mãos à entrada do espaço».

A presença na inauguração tem de ser confirmada através de email, para o endereço associacao289@gmail.com com a hora desejada da sua presença. A 289 responderá a essa mensagem com «a confirmação ou sugestão de outra hora, em virtude do limite de pessoas em permanência não poder ser superior a 30».

As horas disponíveis são: 14h00 – 14h45 | 14h45 – 15h30 | 15h30 – 16h15 | 16h15 – 17h00 | 17h00 – 17h45 | 17h45 – 18h30 | 18h30 – 19h15 | 19h15 – 20h00.

«A marcação da presença individual ou em grupo na inauguração deverá ser feita entre os dias 2 e 11 de Junho de 2020, deixando os nomes de quem pretende visitar a exposição. Para visitar a exposição fora do dia da inauguração não será necessário qualquer marcação, estando a exposição patente ao público até 26 de Julho de 2020, com o horário de sexta-feira a domingo, das 15h00 até às 19h00», concluiu a Associação 289.

 



 

Artistas:

A. Pedro Correia

Ana André

Ana Rostron

André Sancho

Andreia Rafael

Angelo Gonçalves

BASAP

Bertílio Martins

Black Mendes

Bruno Grilo

Christine Henry

Corpo Atelier

Dina Palma Dias

Edgar Massul

Fernando Amaro

Fernando Brazão

GAT.UNO

Gustavo Jesus

Hélder de Sousa

Isabel Baraona

Joana R. Sá

João Ferreira

João Timóteo

Jorge Mestre Simão

Jorge Pereira

José Jesus

Leandro Marcos

Luiza Schaefer

Mafalda Santos

Manuel Baptista

Margarida Soares

Maria José Oliveira

Marta Pedroso

Miguel Cheta

Miguel Neto

Milita Doré

Patrícia Garrido

Patrícia Serrão

Paulo Serra

Pedro Cabral Santo

Pedro Cabrita Reis

Raymond Dumas

Régis Vincent

Rodrigo Rosa

RoMP

Rúben Gonçalves

Rui Sanches

Ruy Otero

Susana de Medeiros

Susana Gaudêncio

Tânia Simões

Teresa Segurado Pavão

Tiago Batista

Vasco Marum Nascimento

Vasco Vidigal

Vilma Correia

Xana

Comentários

pub