Empresa Infraestruturas de Portugal investe no reforço da segurança nas Passagens de Nível

Existem atualmente 833 Passagens de Nível (PN) na Rede Ferroviária Nacional

Passagem de nível em Estômbar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Ao longo dos últimos anos, a empresa Infraestruturas de Portugal (REFER entre 1997 e 2015) «tem investido fortemente na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de Passagens de Nível», salienta a IP em nota de imprensa.

A informação é divulgada hoje, 11 de Junho, Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível (International Level Crossing Awareness Day – ILCAD).

No início do ano 2000, o número total de PN na Rede Ferroviária era de 2494, tendo, em 2010, este valor sido reduzido para menos de metade (1107 PN), totalizando atualmente 833.

A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN, promovida pela Infraestruturas de Portugal, tem «contribuído fortemente para a redução da sinistralidade», acrescenta a empresa.

«Este é um trabalho contínuo que requer o empenho conjugado das várias entidades interessadas, nomeadamente as autarquias dos territórios onde se localizam as PN», explica a IP.

Este trabalho tem tido reflexos no número de acidentes ocorridos nas passagens de nível de todo o país. Comparando com os registos do final do ano de 1999, em que, nesse ano, o total de acidentes em PN foi de 154, os valores de 2019 (32) representam uma redução de cerca de 80% do total de acidentes.

 

Apesar dos números positivos já alcançados, a IP garante que «importa continuar a melhorar a Segurança». Com este objetivo foram já traçadas as metas e programadas intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento nas PN.

Trata-se de «investimentos que estão já a ser desenvolvidos, no âmbito do Programa Ferrovia2020, e futuros, a ser concretizados ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos – PNI2030».

No seu conjunto, o valor total a investir nos próximos anos em intervenções de Segurança ascenderá a mais de 230 milhões de euros.

A evocação do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível tem como principal objetivo sensibilizar todos os utilizadores das Passagens de Nível, peões e automobilistas, para a necessidade do cumprimento das regras de segurança estabelecidas e adoção de comportamentos seguros no atravessamento da via-férrea.

Esta é a 12º edição deste evento promovido a nível global pela UIC – União Internacional de Caminhos de Ferro, que envolve diversas entidades internacionais dos setores ferroviário e rodoviário, a administração pública, Associações e ONG, ao qual, desde a sua primeira edição em 2009, a IP (à data REFER) sempre se associou e contribuiu na divulgação.

 

 



Comentários

pub