Covid-19: BE quer regras de circulação nas ruas mais movimentadas de Portimão

Proposta do BE foi uma das cinco que foram aprovadas na AM de Portimão de ontem

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou uma recomendação do Bloco de Esquerda para a regulamentação da circulação nas ruas mais movimentadas do concelho, para mitigar o risco de contágio da Covid-19.

Esta foi uma das cinco moções aprovadas ontem, dia 29, na 2ª sessão ordinária da AM de Portimão, todas elas dos partidos da oposição: BE (duas), PSD, CDU e Servir Portimão (uma moção cada).

No caso da recomendação “Circulação Pedestre (Covid-19)”, apresentada pelos bloquistas, prende-se com a perceção deste partido de que há «necessidade de regulamentar os espaços de veraneio, onde se concentram milhares de pessoas a circular em aglomerados sem o distanciamento físico recomendado pelas autoridades, cruzando-se entre si, por essas vias pedestres».

«As vias visadas poderão ser, por exemplo, a rua do Comércio, a zona ribeirinha de Portimão, a zona ribeirinha da Marina de Portimão, o molhe, o passadiço da Praia da Rocha, a Avenida Tomás Cabreira, a zona ribeirinha de Alvor, a rua Dr. Frederico Ramos Mendes e a Rua Marquês de Pombal, em Alvor, entre outras», lê-se na moção que foi aprovada.

A recomendação do BE é que se regulamentem «as vias com mais aglomerados de pessoas, com sinalização horizontal já em uso no passadiço de Alvor, isto é, regulamentar o distanciamento físico recomendado pelas autoridades e a circulação pela direita, para evitar contágio».

Na mesma reunião, foram aprovadas outras moções, nomeadamente dois votos de louvor, um do BE «a todos os profissionais de saúde, educação, setor social, das forças de segurança, da proteção civil, das empresas que prestam serviços de primeira necessidades, empresas que se mantiveram encerradas, aos bombeiros e a todo o universo do município e aos portimonenses» e outro do Servir Portimão “Pelo exemplar empenho e Sacrifício de todos os profissonais na resposta à pandemia Covid-19”.

A CDU viu aprovada a moção “Melhoria do acesso ao Canil Municipal de Portimão”, tendo sido, igualmente, aprovada uma proposta relacionada com a mobilidade apresentada pelo PSD.

Comentários

pub