Autarca de Lagos quer «punições» depois da festa ilegal em Odiáxere

Das 16 pessoas infetadas, duas estão internadas no Hospital de Faro

Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, quer que haja «punições» na sequência da festa ilegal, realizada a 7 de Junho, em Odiáxere, e que já infetou 16 pessoas com a Covid-19.

Em declarações ao Sul Informação, o autarca pediu uma «maior atenção, por parte de todos», para o «cumprimento das regras e, acima de tudo, mais penalização para quem não as cumpre».

«Tal como em tudo na vida, quem não cumpre tem de ser punido», considerou.

Segundo Hugo Pereira, as pessoas que organizaram o evento «foram identificadas» pela GNR.

«O que queremos é que se faça justiça e tentar perceber como isso é possível. Se for crime ter ido à festa, que haja condenação. Se o crime unicamente for da organização da festa, que se cinja ao organizador. Queremos é que haja consequências», expressou o autarca.

«A exemplo do que acontece em qualquer situação de irregularidade, queremos que isto seja investigado, avaliado e julgado, se for caso disso, para que isto não se repita», acrescentou.

A GNR foi chamada a esta festa, que se realizou no passado dia 7 de Junho, mas já numa fase tardia. Tal aconteceu depois das denúncias da parte do próprio Clube Desportivo de Odiáxere, em cujas instalações decorria o evento.

Por agora, Hugo Pereira não faz avaliações à atuação das autoridades, mas pede que «continuem a ser dados os passos que têm de ser dados».

Neste momento, considerou o autarca, a «maior preocupação é garantir o corte das cadeias de transmissão do vírus».

Até ontem, dia 15, já tinham sido feitos «60, 70» testes de despiste à Covid-19, algo que continuará nos próximos dias.

Esta festa realizou-se no passado dia 7 de Junho e nela participaram pessoas «de várias nacionalidades» e residentes «em vários concelhos da região, maioritariamente Lagos e Portimão e também alguns visitantes», segundo explicou, em conferência de imprensa esta terça-feira, 16 de Junho, a delegada regional de Saúde.

Há casos já confirmados tanto de pessoas que participaram na festa, que terá reunido cerca de 100 pessoas, como de familiares que acabaram também por ser contaminados por quem nela participou.

5 dos 16 casos foram confirmados já durante o dia de hoje, 16 de Junho. Quanto ao primeiro caso, remonta a 10 de Junho.

Segundo a delegada regional de Saúde, entre os 16 infetados estão duas crianças de 11 e 7 anos.

Os casos mais graves são de duas pessoas, de 27 e 39 anos, que estão mesmo internadas no Hospital de Faro. Uma delas tem algumas «comorbilidades». De acordo com Ana Cristina Guerreiro, os doentes «não estão ventilados».

Há ainda 5 pessoas a aguardar resultado laboratorial e mais 10 à espera de fazer o teste.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 



Comentários

pub