Portugal e Reino Unido negoceiam corredor aéreo turístico para o Verão

Medida é vista com bons olhos em tanto no Reino Unido como em Portugal (e no Algarve em particular)

O Reino Unido e Portugal – e o Algarve em particular – podem ficar ligados, durante o Verão, através de um corredor aéreo turístico, que está a ser negociado pelos governos dos dois países.

A possibilidade foi levantada na passada terça-feira, pelo jornal inglês The Sun e, este sábado, o Jornal de Notícias avançou que as negociações estão a decorrer.

O The Sun explicou que Grant Shapps, secretário dos Transportes britânico, no mesmo dia em que anunciou que, a partir de Junho, haverá quarentena obrigatória de 14 dias, para quem chega ao Reino Unido, deixou no ar a possibilidade de criar «algo como pontes aéreas, permitindo que pessoas de outras regiões e países, que tenham níveis baixos de infeção do vírus, possam vir para o país».

Ora, o jornal The Sun realça que «Portugal tem sido considerado um país-modelo na sua resposta à crise do coronavírus» e que, tendo o Algarve, 361 casos, esta é uma possibilidade em aberto.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, citado pelo jornal inglês realçou que «há uma grande comunidade britânica a viver no Algarve ansiosa para trazer a sua família e amigos, como costumam fazer todos os anos. Então seriam muito boas notícias e uma oportunidade para que o possam fazer».

Boas notícias que podem mesmo vir a concretizar-se, uma vez que segundo a edição deste sábado do Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo britânico a criação de corredores bilaterais para o turismo.

De acordo com o JN, que cita fonte do gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo «está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival».

Apesar disso, escreve o jornal, as negociações ainda estão numa «fase preliminar».

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreedimentos Turísticos do Algarve, citado pelo mesmo periódico, considera que é «importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona “Covid-free” devido ao baixo impacto da pandemia».

O ministro Augusto Santos Silva admitiu, na sexta-feira, na Rádio Observador que, entre Portugal, Espanha e França, possa ser estudada uma solução deste tipo.

«Os portugueses que regressem de Portugal por Espanha e entram em França não estão sujeitos a quarentena. Os espanhóis também já nos disseram que estão de acordo em criar corredores de trânsito, sem pernoita, sem precisar de fazer quarentena. É nisto que estamos a trabalhar», afirmou o governante.

O ministro Santos Silva realçou que «os turistas» e «emigrantes são muito bem-vindos».

«Aos turistas que venham por via aérea, Portugal não impõe quarentena, imporá controlos sanitários mínimos que as autoridades de saúde entenderão. Portugal tem um sistema de saúde que responde bem, e isso é muito importante para acolher as pessoas, e tem já publicadas regras no que diz respeito aos espaços públicos, monumentos, museus, praias, hotéis, restaurantes, que são conhecidos e que garantem a segurança das pessoas», disse Santos Silva.



Comentários

pub