Loulé comemora Dia Mundial da Língua Portuguesa com maratona online de textos

Quadra de António Aleixo vai encerrar a iniciativa

Haverá Camões, Casimiro de Brito, Lídia Jorge e António Aleixo. A Bienal Human XXI e a Câmara de Loulé criaram uma maratona de textos online para, amanhã, 5 de Maio, ao longo de todo o dia, celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Durante 24 horas, entre as 00h01 e as 23h59, será feita uma maratona online de publicação de textos de poetas, ensaístas e ficcionistas relacionados com a Língua Portuguesa: alguns deles inéditos.

Será, como explica a organização, «uma viagem no tempo, desde Camões até ao poeta ou prosador de agora».

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através da Bienal Human XXI/ A Cidade dos Livros, estava inicialmente prevista para decorrer presencialmente e com transmissão por rádio e pela internet, na Ermida da Senhora da Conceição, em Loulé.

Devido aos esforços para combater a pandemia Covid-19, teve que ser cancelada e readaptada.

Assim, quem quiser acompanhar a maratona online, pode fazê-lo através deste link.

Os textos desta Maratona da Língua Portuguesa ficarão posteriormente à disposição de alunos, professores, autores e agentes culturais neste blogue.

Tudo encerrará com «uma quadra magistral» do poeta António Aleixo sobre a multiplicação do saber e da cultura:

«E assim lição por lição/ Que a pouco e pouco aprendemos/ De outros, a outros daremos,/ Que a muitos outros darão».

Este é o primeiro ano em que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A língua portuguesa é uma das línguas mais usadas da família indo-europeia e uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, e em acelerado processo de expansão e crescimento.

É a língua mais falada no Hemisfério Sul e os seus falantes estão espalhados por todos os continentes.

 




 

Comentários

pub