Hoje não há novos casos de Covid-19 no Algarve, enquanto aumentam os recuperados

Não houve também mais nenhum óbito a registar

«Não há novos casos confirmados de Covid-19» no Algarve, desde ontem, mantendo-se assim os 331 casos, em números acumulados desde o início do surto, anunciou hoje a delegada regional de Saúde, na conferência de imprensa da Proteção Civil Distrital, na sua sede, em Loulé.

Ana Cristina Guerreiro acrescentou outra boa notícia: é que são já 141 os doentes recuperados da Covid-19, na região algarvia, mais 13 do que ontem.

Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde, também presente na conferência de imprensa, disse que «42,5% dos doentes no Algarve estão recuperados», o que é mesmo a mais alta taxa de recuperação no país.

Dos 177 casos que se mantêm ativos, apenas 15 pessoas estão internadas nos hospitais do Algarve, das quais 3 em Unidade de Cuidados Intensivos.

O número de óbitos (13) também se manteve igual, acrescentou aquela responsável. Há igualmente 261 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A delegada regional de Saúde salientou que a «maior preocupação» continua a ser o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, para onde ontem já regressaram, após desinfeção do 1º piso, os utentes com análises negativas que estavam alojados provisoriamente num hotel em Vilamoura.

Neste Lar, há ainda «12 residentes positivos», 2 dos quais estão no hospital de Faro. Há igualmente «11 funcionários positivos, que estão em casa, a fazer a sua recuperação».

Quanto aos grupos de trabalhadores migrantes, Ana Cristina Guerreiro revelou que estes «têm vindo a recuperar, vão tendo alta e regressam para os seus domicílios atuais», visto que também entre eles a situação está controlada.

Em Tavira, nos 19 trabalhadores estrangeiros alojados na ZAP de Santo Estêvão, há ainda «16 positivos, mas só um está sintomático». Os restantes estão «a fazer o seu percurso».

Em Albufeira, já não há casos positivos entre os migrantes, havendo apenas «três pessoas realojadas num hotel a fazer a sua recuperação».

Em Silves, mais concretamente em Armação de Pêra, «houve também várias altas ao longo da semana».

Resumindo a situação do Algarve, a delegada regional de Saúde disse que «neste momento, está muito mais tranquila». Mas, havendo ainda casos ativos, há que manter todos os cuidados, «não estamos propriamente a zero», concluiu.

O presidente da ARS Algarve, por seu lado, acrescentou que continua a haver «20 profissionais de saúde infetados» com Covid-19 na região, mas garantiu que «nenhum inspira cuidados», dizendo mesmo que «alguns deles irão passar a recuperados» nos próximos dias.

Paulo Morgado manifestou, porém, «receio e preocupação pelo futuro», devido ao progressivo desconfinamento que começará na próxima segunda-feira, dia 4 de Maio.

Admitindo o «risco de termos uma segunda onda da Covid-19», aquele responsável manifestou-se convicto de que «estamos agora muito mais preparados enquanto sociedade e enquanto Serviço Nacional de Saúde».

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub