Utentes regressam ao Lar da Misericórdia de Boliqueime depois de isolamento num hotel

Durante a próxima semana, está prevista a realização de novos testes

Parte dos utentes que testaram negativo para a Covid-19 no passado dia 3 de Abril, e que estavam, desde então, alojados num hotel de Vilamoura, regressaram ontem (dia 30) ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, anunciou a Câmara de Loulé.

A Cruz Vermelha Portuguesa operacionalizou a transferência dos 13 idosos, ação igualmente acompanhada por elementos da Proteção Civil e dos Bombeiros Municipais.

Ao longo desta última semana, realizaram-se procedimentos para preparar as instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime para o regresso dos utentes negativos.

Nesse sentido, à semelhança do que já tinha acontecido com o piso 2 do lar, na passada segunda-feira, também o piso 1 foi alvo de uma operação de desinfeção, levada a cabo pela Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, da Guarda Nacional Republicana.

Depois do processo de descontaminação, a Câmara Municipal de Loulé contratou uma empresa especializada para realizar a limpeza e higienização do espaço, de forma a permitir que os utentes pudessem regressar em condições de segurança sanitária.

Durante a próxima semana, está prevista a realização de novos testes, tanto aos utentes como aos funcionários do lar, e será depois feito um balanço da situação pandémica neste lar de Boliqueime, que tem tido desde o primeiro momento o acompanhamento diário por parte da autarquia de Loulé.

Neste Lar, foi registada, desde o início do surto de Covid-19, a morte de três utentes, que tinham sido internadas no hospital de Faro.

Ontem à noite, dia 30, a provedora da Santa Casa, no seu ponto da situação diário, anunciava a «evacuação de uma utente positiva para o hospital, para já por precaução, pois apresentava dificuldades respiratórias».

Em sentido contrário, houve também a «alta hospitalar de dois dos quatro utentes que se encontravam» no hospital de Faro.

«Com passos pequeninos, começa hoje a nossa ainda longa caminhada para um retorno à normalidade possível», acrescenta a provedora, no seu comunicado publicado na página de Facebook da Misericórdia de Boliqueime.

 

 

 




Comentários

pub