Autoridade Marítima Nacional alerta para os perigos nas praias após acidentes graves nos últimos dias

Desde sábado, foram registados 65 salvamentos em Portugal Continental, uma pessoa afogou-se e outra está desaparecida no mar

A Autoridade Marítima Nacional volta a alertar toda a população para os cuidados a ter nas idas à praia, sobretudo nesta altura de muito calor na qual as praias estão ainda sem vigilância e em que se tem registado um número elevado de salvamentos, alguns deles graves, nas praias portuguesas.

Desde o passado sábado, 23 de Maio, foram registados 65 salvamentos em Portugal Continental, uma pessoa desaparecida e há a lamentar uma vítima mortal. Estes dois últimos casos deram-se ontem na Prainha, em Alvor.

A Autoridade Marítima salienta que «é importante relembrar que algumas praias apresentam, na sua área submersa, efeitos da agitação marítima do Inverno, observando-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros. Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água».

A época balnear só terá inicio a 6 de Junho, por isso, «a maioria das praias não tem vigilância permanente», sendo «fundamental que todas as pessoas adotem um comportamento de segurança e evitem expor-se desnecessariamente ao risco».

«É também de extrema importância cumprir as regras de distanciamento social e respeitar todas as indicações das autoridades, com o objetivo reduzir a propagação da pandemia provocada pela Covid-19».

Além das recomendações acima indicadas, a Autoridade Marítima Nacional deixa ainda os seguintes conselhos: «vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto», «evitar comportamentos de risco. Não vire as costas ao mar, evitando ser surpreendido por uma onda», «caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112».

 



Comentários

pub