Algarvia Susana Travassos lança video-clip gravado durante a quarentena

O tema faz parte do último disco da cantora algarvia, chamado “Pássaro Palavra”

Foto de arquivo

A cantora algarvia Susana Travassos, natural de Vila Real de Santo António, lançou esta sexta-feira, 29 de Maio, um novo video-clip gravado durante a quarentena. “Mi Gitanito” é uma história de amor em tempos de pandemia.

O tema, cantado em espanhol, é da autoria da cantora e compositora espanhola Mili Vizcaíno e faz parte do último disco da cantora algarvia, “Pássaro Palavra”, editado em Fevereiro de 2019.

O video foi idealizado pelo alemão Matthias Toews durante a quarentena devido à Covid-19.

Face ao isolamento social a que o mundo se viu obrigado por uma questão de saúde pública, a videoconferência passou a ser uma ferramenta diária fundamental de todos aqueles que têm acesso a este tipo de dispositivo.

As relações afetivas usufruíram deste elo online que permitiu a contínua troca de afeto e apoio num momento crítico.

«Foi a ideia também de conectar esse tipo de comunicação com a sensação de estar na natureza. O contraste entre natureza e a tecnologia inspirou-me», diz Matthias.

Quanto a aspectos mais técnicos houve a intenção de assumir alguma precariedade, integrando as reais imperfeições inerentes à situação real: o delay entre a mensagem enviada e a recebida, a textura com pouca definição, assim como a falta de maquilhagem própria de quem está em casa num dos seus dias na quarentena.

Matthias diz que foi interessante a sobreposição das imagens audio-visuais (filmar a video-chamada e depois integrá-la na natureza numa terceira gravação). Assim criou-se uma sobreposição de camadas ao nível da gravação e da edição. Integrar tudo numa conexão virtual foi também parte da ideia.

Susana Travassos vem-se destacando nos últimos anos no panorama musical português. Atuou ao lado de músicos como Chico César, Yamandu Costa, Zeca Baleiro, Chico Saraiva, Chico Pinheiro e Toninho Horta.

“Pássaro Palavra” é o seu mais recente CD, gravado em Buenos Aires, produzido pelo argentino Alan Plachta que conta com composições próprias e canções inéditas de Luísa Sobral, Melody Gardot e Mili Vizcaíno.

O projeto já passou por várias cidades em Portugal, Argentina, Uruguai, Espanha e Coreia do Sul.

 



Comentários

pub