Funcionária de Centro de Dia de Alferce é o primeiro caso de Covid-19 em Monchique

Caso está relacionado com a cadeia de contágio da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão

Uma mulher com cerca de 40 anos, funcionária do Centro de Dia de Alferce e residente nesta freguesia, é o primeiro caso confirmado de Covid-19, no concelho de Monchique.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Monchique. José Manuel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alferce, revelou ao jornal local que a mulher está, no entanto, fora do concelho, «em isolamento social ainda com alguns sintomas, mas a recuperar».

Contactado pelo Sul Informação, Rui André, presidente da Câmara, explicou que o caso terá surgido a partir da cadeia de transmissão da Escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, uma vez que o filho da senhora era aluno do professor que faleceu vítima de Covid-19.

A funcionária do Centro de Dia cumpriu, tal como o filho, que nunca apresentou sintomas, os 14 dias de quarentena, voltando depois ao trabalho, onde prestou apoio domiciliário aos utentes, durante quatro dias, «sempre utilizando luvas e máscara», segundo o autarca.

Os sintomas surgiram depois de um dia de folga, no dia 26 de Março, o que levou a mulher a contactar as autoridades de saúde e a isolar-se num apartamento, em Portimão.

O teste à Covid-19 «só foi realizado no dia 1 de Abril e os resultados chegaram ontem», segundo Rui André, que acrescenta que «a senhora teve sintomas leves e agora está aparentemente bem», mantendo-se em confinamento.

Os colegas da mulher infetada ainda estão em quarentena, sendo que os 14 dias após o último contacto terminam já amanhã. Por precaução, os funcionários vão manter-se em distanciamento social até dia 9, quinta-feira, só devendo regressar ao trabalho no dia 10, acrescentou o autarca.

Rui André garantiu ao nosso jornal que «nenhum dos funcionários ou utentes do Centro de Dia apresentou sintomas da doença», mas, ainda assim, a Câmara já contactou o ABC – Algarve Biomedical Center, «para que todos sejam testados».

Até que os funcionários possam regressar ao trabalho, «é a Câmara de Monchique que está a assegurar a confeção das refeições para os utentes. Essas refeições são depois distribuídas por funcionários da autarquia, uma vez que o Centro de Dia está fechado», conclui Rui André.
 
 
Veja aqui o mapa atualizado dos Casos de Covid-19 no Algarve:
 

Veja aqui o mapa ampliado

 
Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub