Campanha do IPMA para avaliar stock de sardinha e biqueirão já terminou

Investigadores do IPMA avaliaram a «abundância e distribuição vertical dos peixes pelágicos»

A campanha de monitorização do stock de sardinha e de biqueirão em águas portuguesas e espanholas “PELAGO20” terminou há dias no Porto de Vigo.

Esta iniciativa, uma campanha anual acústica ibérica que teve início a 4 de Março, permitiu aos investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), recolher dados para aferir da disponibilidade destes recursos.

Ao longo de 23 dias, os cientistas a bordo do navio de investigação Espanhol Miguel de Oliver procuraram «determinar a abundância e distribuição vertical dos peixes pelágicos», como a sardinha, mas também o biqueirão, segundo o IPMA.

Em 2002, houve «um especial enfoque no conhecimento para a recuperação do stock da sardinha e a potenciação da sustentabilidade da pesca do cerco».

«O IPMA contou com a colaboração de embarcações do cerco em cada setor da costa continental, o que permitiu, num período mais curto do que habitual, cobrir o Golfo de Cádis e toda a plataforma continental geológica portuguesa», acrescentou o mesmo instituto.

Esta campanha anual é feita ao abrigo de um acordo celebrado entre o Ministério do Mar português e a Secretaria General de Pesca espanhola.

Além do apoio estatal, os investigadores contaram com a ajuda de profissionais da pesca.

Este ano, o NI Miguel Oliver foi acompanhado por diversas embarcações do cerco em cada setor da costa continental. “Mar Eterno”, “Avô Varela” e “Porti Pesca” foram as embarcações de pesca que complementaram a amostragem realizada pelo navio de investigação, auxiliando na identificação dos cardumes quantificados por rastreio acústico pelos cientistas.

«A nossa equipa técnico-científica está de regresso a casa, sublinhando-se o sentido reconhecimento por todo o empenho e dedicação destes profissionais prosseguindo a missão de monitorização dos recursos marinhos, no atual contexto de estado de emergência de saúde pública», salientou o IPMA.

Comentários

pub