Algarve “compensa” seis novos casos de Covid-19 com (pelo menos) três recuperados

Crescimento de casos no Algarve tem sido bastante lento nos últimos dias

 

Mais seis casos de Covid-19, mas também a confirmação de mais três doentes oficialmente recuperados, dois em Silves e outro em Lagos, marcam a evolução da pandemia de Covid-19 no Algarve, esta quarta-feira.

O relatório da evolução da pandemia da Direção Geral de Saúde (DGS) de hoje atualizou os valores dos casos em diversos concelhos, nomeadamente em Castro Marim, que surge pela primeira vez no boletim, por ter agora três casos.

Apesar desta informação oficial, emanada pela DGS, Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, disse ao Sul Informação não ter sido «informado de nenhum novo caso» no concelho, nomeadamente pelas autoridades de saúde. Acredita, mesmo, que se trata de alguém com morada no concelho, mas que já não lá vive.

Quanto aos dois infetados que já se sabia existir, estão perto de se tornar não-casos. «Estão totalmente recuperados. Não tenho é a certeza se já fizeram os testes todos necessários», revelou o edil, que também é médico.

Já em Silves, onde a DGS dá hoje conta de um novo caso, elevando o total para 21, «há boas notícias. Temos a confirmação de que há duas pessoas recuperadas», revelou ao nosso jornal Rosa Palma.

Em Silves, disse a edil, haverá uma terceira pessoa que «aguarda apenas o resultado do contra-teste» para confirmar que está curada da Covid-19.

A presidente da Câmara de Silves, que hoje esteve reunida com as autoridades de saúde, disse ainda que, «oficialmente, Silves tem, afinal, 16 casos, e não os 21 que são apontados no boletim da DGS». Também esta diferença nos números terá a ver com o facto de, em alguns casos, a morada que os utentes têm registada na base de dados do SNS não corresponder à sua morada atual.

Por outro lado, segundo anunciou a Câmaralocal, também em Lagos há uma pessoa recuperada, um ex-doente com Covid-19 da freguesia de São Gonçalo. Em contrapartida, há mais um infetado neste concelho, que passa a ter no total, quatro casos confirmados.

As três pessoas curadas em Silves e Lagos elevam para 15 o número de recuperados na região. Já os óbitos são nove, os mesmo desde há vários dias.

Esta tem sido, de resto, uma semana em que o aumento diário de novos casos de Covid-19 no Algarve tem andado sempre abaixo dos dois dígitos – cinco na segunda-feira e ontem, seis hoje.

No relatório da DGS desta quarta-feira, foram, ainda, reportados mais quatro casos em Albufeira, o único concelho algarvio onde, até à passada sexta-feira, havia «transmissão comunitária» desta doença, segundo revelou Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde. Agora, são já 59 os infetados com o novo coronavírus neste concelho.

A caraterização demográfica por concelho do número de infetados em Portugal do boletim da DGS dá, igualmente, conta de mais um caso em Faro, que tem agora 52, no total.

Poderá haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados».

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 




Comentários

pub