21 utentes de lar de Boliqueime têm Covid-19

Dos casos que deram positivo, «a maioria não apresenta sintomas e não há casos a inspirar cuidados maiores»

21 utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime estão infetados com Covid-19. A informação acaba de ser confirmada por Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, numa declaração à imprensa, no exterior daquele lar.

Segundo o autarca, dos 59 utentes testados, «33 deram negativo, 21 positivo e 5 foram inconclusivos».

Dos casos que deram positivo, «a maioria não apresenta sintomas e não há ninguém a inspirar cuidados maiores», disse Vítor Aleixo.

No que toca aos 70 funcionários, «17 tiveram teste negativo, 6 foram inconclusivos e os restantes aguardam o resultado».

Perante esta situação, a Câmara de Loulé já ativou um plano de contingência com várias vertentes. «Os utentes negativos estão a ser transportados para um hotel, onde ficarão em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar», explicou Vítor Aleixo.

Já os que deram positivo, «mantêm-se no lar, mas em zonas totalmente separadas dos utentes cujos resultados foram inconclusivos».

 

Vítor Aleixo, com Irlandino Santos, comandante dos Bombeiros de Loulé, e Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime

 

Quanto aos funcionários que esperam resultados e «aqueles que foram inconclusivos, estão em isolamento em suas casas».

Por fim, os «funcionários negativos foram divididos em duas equipas – uma vai ficar a trabalhar no lar e outra no hotel com os utentes negativos».

A RTP avança que, além dos 21 utentes que têm o novo coronavírus, a diretora do lar e o seu filho, de 2 anos, também estão infetados.

O Sul Informação sabe que este lar foi rastreado, esta quinta-feira, 2 de Abril, no âmbito do projeto Covid+70, que está a fazer testes a todos os utentes e funcionários dos lares no Algarve.

Nesta declaração à imprensa, feita em Boliqueime, Vítor Aleixo garantiu que a «Câmara de Loulé está a acompanhar de perto a situação e tomará todas as medidas necessárias para garantir a salvaguarda da saúde e segurança dos munícipes».

«Perante a atual pandemia, relembro que está nas mãos de cada um adotar comportamentos responsáveis, seguindo as recomendações das autoridades de saúde», concluiu.

Numa conferência de imprensa, realizada na manhã de hoje, Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, tinha avançado que o Algarve também já registava casos de Covid-19 em lares, à semelhança do que acontece em outros pontos do país.

Estes 21 casos juntam-se aos 26 que eram hoje reportados pela DGS, totalizando o concelho de Loulé 47 casos confirmados do novo coronavírus.

 

Veja abaixo o mapa interativo já atualizado com estes números:

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub