Há casos positivos da Covid-19 em lares de idosos no Algarve

Não foi divulgado o número concreto de casos, nem a origem

Ana Cristina Guerreiro e Paulo Morgado – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Há casos positivos da Covid-19 em lares de idosos no Algarve. A informação foi confirmada por Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, esta sexta-feira, 4 de Abril, em conferência de imprensa.

Segundo a responsável, «algumas destas pessoas estão internadas no Hospital de Faro».

Questionada pelos jornalistas sobre o número exato e a origem destes casos, a delegada regional de Saúde não foi concreta na resposta. «São em locais diferentes, nos concelhos de Loulé, Tavira, Vila Real de Santo António. Temos várias situações», respondeu.

«Sabemos que este é um período de contágio. O milagre é acontecer um caso e não o segundo. Estamos a trabalhar no sentido de cortar a transmissão das cadeias – é essa a nossa estratégia», acrescentou.

De resto, desde a passada quarta-feira, 1 de Abril, que começaram os rastreios de despiste à Covid-19 em todos os lares do Algarve, numa iniciativa que junta o Algarve Biomedical Center (ABC) e os Ministérios da Segurança Social, da Saúde e da Ciência.

No total, prevê-se que sejam feitos 6000 testes, tanto a utentes, como a pessoas que trabalhem nos lares, ao longo das próximas «duas a três semanas».

Contactado hoje pelo Sul Informação, Nuno Marques, presidente do ABC, adiantou que, até agora, foram feitos 30 testes «num pequeno lar de Portimão» e cerca de 90 «num lar um pouco maior de Boliqueime».

Em Portimão, «não houve casos positivos» e, em Boliqueime, apesar de ainda não serem conhecidos os resultados oficiais, já se sabe que pelo menos a diretora do Lar da Santa Casa da Misericórdia está infetada.

Segundo uma reportagem da RTP3, nesse lar, além da diretora, há 20 outras pessoas cujos resultados das análises deram positivo.

O trabalho de recolha das análises está a prosseguir hoje em Tavira e Vila Real de Santo António, «indo aumentar gradualmente o número de testes feitos por dia», acrescentou Nuno Marques.

Comentários

pub