Portimão lança campanha entre a comunidade cigana para ajudar a travar a Covid-19

Mediadores alertam para «os riscos associados a algumas práticas comuns no seu dia a dia»

Uma ação de sensibilização junto da comunidade de etnia cigana nos bairros sociais da Cruz da Parteira e das Cardosas/Mira Cabo, no concelho de Portimão, foi ontem lançada pela Câmara de Portimão.

O objetivo é alertar as pessoas da comunidade cigana para «a importância da adoção de novos comportamentos sociais e boas práticas para a contenção da propagação» da Covid-19.

A ação, que se prolongará pelos próximos dias, é mediada por técnicos do projeto de intervenção social e comunitária (Re)viver no Meu Bairro, em curso nos bairros sociais do concelho de Portimão. As visitas são apoiadas pela PSP.

Estão a ser usados conteúdos informativos desenvolvidos pela autarquia, tendo em consideração o grau de literacia da comunidade a que se destina, com conselhos sobre os comportamentos a adotar em prol da saúde comum nestes tempos de pandemia.

A mensagem passa pelo reforço das recomendações da Direção-Geral de Saúde a nível de higiene, procedimentos de chegada a casa e outros.

Mas os mediadores estão ainda a alertar e sensibilizar a comunidade de etnia cigana para «os riscos  associados a algumas práticas comuns no seu dia a dia, desaconselhando deslocações em grupo, quer seja  nas idas ao supermercado e ao hospital, quer seja no caso de quem vive em barracas e que tem por hábito utilizar os balneários públicos em simultâneo com várias pessoas do mesmo agregado familiar».

A campanha não se dirige apenas à comunidade cigana que mora nos bairros sociais, já que está a ter lugar também nos núcleos de barracas ainda existentes em vários pontos do concelho.

O objetivo é sempre o mesmo: consciencializar os moradores para as medidas destinadas a travar o contágio pela Covid-19.

Comentários

pub