Lagos reforça apoio social à população durante a pandemia de Covid-19

Apoios incluem entrega de alimentos e de medicamentos ao domicílio

A Câmara de Lagos lançou vários serviços de apoio à população devido à pandemia de Covid-19 que vão desde a entrega ao domicílio de bens até à renovação automática de apoios aos agregados familiares mais carenciados.pandemia de Covid-19.

A autarquia diz estar «a acompanhar os cidadãos isolados, os agregados familiares mais carenciados e a população sem-abrigo, adotando a todo o momento, ações ajustadas à resolução das necessidades mais prementes através do Gabinete de Ação Social e demais serviços municipais que se mantêm em funcionamento».

No que diz respeito aos apoios sociais que já antes eram dados pela autarquia, foi decretada a «renovação automática de todos os apoios sociais já concedidos aos agregados familiares carenciados (géneros alimentares, produtos de higiene e limpeza, medicação, etc.) até agosto de 2020».

Por outro lado, a Câmara destaca a «permanência, em atendimento, de equipa multidisciplinar que receberá e responderá, via não presencial, aos pedidos relativos às pessoas mais vulneráveis, nomeadamente àquelas pertencentes aos grupos de risco, em situação de carência ou isoladas e sem qualquer suporte familiar».

Também estão a ser levadas a cabo «várias medidas de apoio para resolver as situações de emergência social, fomentando o trabalho em parceria com as instituições da Rede Social e ainda com vários empresários locais».

Aqui, estamos a falar da entrega ao domicílio de cabazes alimentares, de refeições confecionadas ou em regime de take away e  outros bens de primeira necessidade, como medicamentos.

Foi, igualmente, acautelado o apoio psicológico à população a «resposta à população sem-abrigo no que respeita à alimentação e higiene».

A Câmara de Lagos apela à colaboração da população «no sentido de informar relativamente a qualquer situação de que tenham conhecimento sobre cidadãos com necessidade de apoio».

A autarquia está, igualmente, a disponibilizar contactos e informações úteis de estabelecimentos e serviços a funcionar em regime de take-away ou entrega ao domicílio.

Desta forma, pede «aos supermercados, talhos, padarias, farmácias, restaurantes com serviço de take-away ou outros comércios que efetuem serviços de entrega», que contactem a câmara, «dando a conhecer essa disponibilidade, a fim de que esta possa divulgar esse serviço através dos seus canais de comunicação».

Os apoios que estão ser dados assumem «um carácter importante e urgente, estando a autarquia atenta, disponível, com os meios necessários para ajudar e inteiramente ao lado dos cidadãos, no intuito de minimizar as dificuldades existentes ou que possam surgir».

Todos os contactos deverão ser feitos nos seguintes dias e horário: dias uteis, das 9h00 às 17h00h, através dos telefones: 282780900; 282771700; 282771775 ou por e-mail para o endereço: expediente.geral@cm-lagos.pt.

Comentários

pub
pub