Covid-19: Monchique e Olhão têm primeiros casos, há um recuperado em Portimão

Dados são do boletim diário da Administração Regional de Saúde do Algarve

Os concelhos de Monchique e Olhão têm o primeiro caso confirmado de Covid-19, segundo os dados do boletim desta sexta-feira, 27 de Março, acabado de divulgar pela Administração Regional de Saúde (ARS).

Portimão, por seu lado, registou o primeiro caso recuperado na região. Entretanto, o boletim da ARS revela que, afinal, há 16 novas infeções no Algarve e não 10, como adiantou a Direção-Geral de Saúde. O total é de 99.

Segundo apurou o Sul Informação junto de fonte oficial, seis dos casos imputados ontem ao Algarve eram de pessoas que, apesar de já terem vivido na região, residem atualmente noutros locais do país. Estas seis pessoas são as que a ARS não conseguiu, ontem, determinar em que concelho residiam.

Ao descobrir que não eram da região, o número de infetados de ontem desceu dos 89 para os 83. Isso justifica que, apesar de haver 16 novos casos hoje, a subida do número que constava no boletim da DGS tenha sido de 10.

Quanto aos novos casos de hoje, 27 de Março, dividem-se por Portimão (mais 1), Albufeira (mais 2), Loulé (mais 3), Faro (mais 1), Tavira (mais 1) e Vila Real de Santo António (mais 2).

Os totais estão agora assim: Faro (26), Albufeira (22), Portimão (17), Loulé (14), Vila Real de Santo António (5), Lagoa (4), Silves (3), Tavira (2), Monchique (1), Olhão (1).

 

 

No boletim de hoje, a ARS Algarve atualiza os dados relativos a Silves. Segundo a Administração Regional de Saúde, dois casos, anteriormente reportados neste concelho, pertencem, afinal, a Albufeira e Loulé. Daí que o número de Silves tenha diminuído de 5 para 3.

Neste documento, também não consta a morte de um professor, em Portimão, uma vez que os dados reportam à 00h00 de hoje, 27 de Março, e o óbito aconteceu depois dessa hora.

A ARS explica, ainda, que há «4 casos adicionais, reportados no relatório de situação da DGS, de informação local desconhecida». Ou seja: são quatro casos confirmados no Algarve, mas sobre os quais não se sabe, para já, a que concelhos “pertencem”.

A Administração Regional de Saúde alerta, ainda, para o facto de o caso recuperado de Portimão ainda não estar no relatório da DGS de hoje.

Segundo os dados do boletim, há 12 pessoas internadas, 7 nos cuidados intensivos.

Pelo segundo dia consecutivo, a ARS Algarve não divulga o número de casos a aguardar resultado laboratorial, mas há 642 contactos em vigilância ativa: 207 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento, 413 no ACeS Central e 22 no Sotavento.

Já houve 527 casos infirmados, ou seja, que não se confirmaram. Além do caso recuperado, já 18 pessoas tiveram alta hospitalar.

Apesar de o boletim da ARS indicar que há um caso em Olhão, António Miguel Pina, presidente da Câmara, realçou nas redes sociais que se trata de «um profissional de saúde que tinha no seu registo que residia em Quelfes, quando de facto reside em Faro».

Quanto ao caso reportado em Monchique, o Jornal de Monchique, que cita José Gonçalo Silva, presidente da Junta de Freguesia, adianta que se trata de «uma pessoa sexagenária que se apresenta assintomática, mas que teve contacto com uma cadeia de contágio».

O autarca realça ainda que esta doente «não está no concelho há mais de 15 dias. Como a morada do cartão do cidadão é de Monchique, o sistema assume como se a pessoa residisse cá permanentemente».

 

Atualizado às 19h15: Acrescentada informação sobre os casos reportados em Olhão e Monchique.

Gosta do nosso trabalho?
Então apoie-nos!
O seu donativo vai apoiar as nossas reportagens e todo o nosso trabalho jornalístico!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub