«O Cão Atravessa a Cidade» é o primeiro livro de poesia de António Manuel Venda

O livro é apresentado esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa

«O Cão Atravessa a Cidade», o primeiro livro de poesia do escritor algarvio António Manuel Venda, vai ser lançado esta terça-feira, dia 18, em Lisboa. A obra será também depois apresentada no Algarve.

Segundo a editora “On y Va”, o livro «mostra-nos um universo muito próximo daquele que o autor privilegiou na sua escrita em prosa durante mais de duas décadas».

«O Cão Atravessa a Cidade» reúne vinte e cinco poemas que são, ao mesmo tempo, vinte e cinco histórias. Primeira incursão de António Manuel Venda na poesia, no livro «percebe-se o fascínio pelo sul, pelas montanhas que lembram dinossauros diante do mar, por monstros e fantasmas que surgem com a noite, por flores capazes de tantos prodígios, pelos animais que parecem os verdadeiros senhores da terra. E percebe-se, sobretudo, o fascínio pela surpresa, pela súbita transformação, algo capaz de fazer do nada aparecer um gigante do fogo, um comboio de sorrisos ou uma bruxa nem boa nem má. Como se à distância de um verso se possa contar com uma dimensão em que tudo é simplesmente possível».

O livro é apresentado esta terça-feira, às 18h30, no Auditório da Biblioteca da Universidade Lusófona, Campo Grande, 380 B, em Lisboa.  A apresentação será feita pelo jornalista, escritor e poeta José do Carmo Francisco.

Um excerto

(…) o cão atravessa a cidade
como se fosse
numa das duas montanhas
do meu país do sul (…)

O autor

António Manuel Venda nasceu em Monchique, no sul de Portugal, em 1968. Publicou cerca de uma dezena e meia de livros de ficção e alguns títulos de outros géneros.
Recebeu prémios literários de várias instituições: Centro Nacional de Cultura, Câmara Municipal de Almada, Instituto Abel Salazar,
Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores.
Já houve quem escrevesse que «nos habituámos a ir descobrindo os seus livros como se fôssemos exploradores em busca da última mina perdida da escrita».
«O Cão Atravessa a Cidade» é o seu primeiro livro de poesia.

Dados do livro

Título: O Cão Atravessa a Cidade
Autor: António Manuel Venda
Editora: On y va
Género: Poesia
Número de páginas: 92

Comentários

pub
pub