Faro celebra dia da Proteção Civil com mostra de meios das forças de socorro e segurança

Meios dos diferentes agentes de proteção civil vão estar expostos em Faro

Faro vai celebrar o dia da Proteção Civil com uma exposição estática de meios e recursos de várias entidades no Jardim Manuel Bivar e Praça D. Francisco Gomes, no dia 2 de Março, entre as 10h00 e as 17h00.

Os visitantes poderão «conhecer os equipamentos, meios e recursos que estão à disponibilidade da população, no que diz respeito à proteção e socorro», segundo a Câmara de Faro.

Com esta ação, a autarquia «visa sensibilizar residentes e visitantes, incluindo a comunidade escolar, para as questões da proteção civil, em especial para a prevenção, autoproteção e para a importância da alteração de comportamentos por forma a evitar situações de perigo e de dificuldades de socorro».

Para isso, a Câmara contará com o apoio e presenças da Autoridade Marítima, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, Corpo de Bombeiros Voluntários Cruz Lusa – Faro, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército Português, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Guias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Escoteiros de Portugal e Curso de Técnico de Proteção Civil da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

O programa de comemorações conta também com uma demonstração dos binómios cinotécnicos, as equipas formadas por homens e cães. De manhã, atuarão as equipas da PSP e à tarde da GNR.

Haverá, igualmente, «demonstrações de operações de desencarceramento pelos bombeiros, durante as quais os alunos das escolas do concelho terão a possibilidade de manusear ferramentas utilizadas nestas situações».

Os visitantes poderão ainda efetuar rastreios de colesterol, glicémia e tensão arterial.

Comentários

pub