Faro vai ter Centro de Recolha Oficial Animal

Investimento é de cerca de 1,3 milhões de euros

A Câmara de Faro aprovou, por unanimidade, na reunião desta segunda-feira, 6 de Janeiro, a abertura de um concurso público para a construção de um Centro de Recolha Oficial animal. 

Este equipamento vai ficar edificado numa área isolada em relação a aglomerados habitacionais, na zona do Medronhal, no Guilhim, «e pretende colmatar uma lacuna que se faz sentir em Faro há dezenas de anos, albergando animais abandonados do concelho», diz a Câmara.

O projeto, orçamentado em cerca de 1,3 milhões de euros e com um prazo de execução de 455 dias, prevê uma capacidade máxima entre 163 e 173 animais, incluindo um núcleo destinado a animais para adoção, um núcleo para animais em quarentena, 16 celas coletivas para gatos e uma área de canil com 42 boxes coletivas.

A estrutura vai contar ainda com áreas de circulação exteriores e dois parques lúdicos para animais, além de zonas administrativas e de tratamento e medicina veterinária.

Em linha com o princípio orientador da autarquia de respeito e preservação do bem-estar e dignidade animal, o Município de Faro «tem realizado campanhas de sensibilização contra o abandono, maus-tratos e cuidados com animais».

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro,, diz que também será esta a filosofia da nova infraestrutura, recordando que, na capital algarvia, «já respeitávamos esses preceitos de humanização do tratamento dos animais bem antes da aprovação da legislação específica em vigor».

Na opinião do autarca, têm vindo a ser adotadas «diversas medidas como a não-aceitação de espetáculos circenses em espaço público com animais em cativeiro, a realização de projetos de captura, esterilização e devolução com excelentes resultados e, ainda, coorganizando e apoiando diversas iniciativas de sensibilização, em articulação com as associações do chamado movimento animal».

Comentários

pub