Ensemble de Flautas de Loulé comemora 25 anos com concerto na Igreja Matriz

Ensemble já realizou, por exemplo, um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cineteatro Louletano

O Ensemble de Flautas de Loulé vai comemorar o seu 25º aniversário com um concerto no próximo dia 8 de Fevereiro, às 19h00, na Igreja Matriz daquela cidade.

Neste concerto, o público terá oportunidade de ouvir o Ensemble em peças orquestrais do período barroco tardio, em arranjos para consort e orquestra de flautas, de conhecidos compositores como A. Corelli, G.P. Telemann, Boismortier, entre outros.

Contará ainda com a presença da banda escolar da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, sob a direção do professor Pedro Branco, que se junta como convidada neste evento especial.

O Ensemble de Flautas de Loulé é um agrupamento apoiado exclusivamente pela Câmara Municipal de Loulé, formado por alunos de flauta de bisel do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e da Escola de Música Artistas de Minerva e encontra-se sob a direção da professora Ana Figueiras, desde 2015.

Foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, e tem-se apresentado regularmente em audições escolares e concertos, nas igrejas do concelho de Loulé e noutros espaços culturais, como a Casa da Cultura e Galeria de Arte do Convento Espírito Santo em Loulé, Museu Arqueológico Infante D. Henrique em Faro, Escola Superior de Educação de Setúbal, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, Instituto Superior Afonso III, em Loulé.

Participou também no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em Março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, desde 2008 até 2019, bem como no Festival Clássica, em Cacela (2009). Tem-se apresentado ainda em concerto em diversas zonas do país e Espanha, marcando presença no Convento dos Remédios em Évora, na Igreja de San Alberto em Sevilha e no Conservatório Profissional de Música Cristobal de Morales.

Realizou, em 2016, um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cineteatro Louletano. Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho.

A revista americana “American Recorder “ e a revista inglesa “The Recorder Magazine”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respetivamente em Janeiro e Março de 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

Comentários

pub