Ensemble “Além Tejo” apresenta concerto “Divertimentos e Sinfonias” em Faro

Os bilhetes custam 7 euros

A Igreja da Misericórdia de Faro recebe, no próximo sábado, 25 de Janeiro, o Ensemble de Sopros da Orquestra Clássica do Sul.

O ensemble “Além Tejo” é constituído por todos os sopros e percussão da Orquestra Clássica e propõe um programa de transcrições para sopros da obra de reconhecidos compositores como Ludwig van Beethoven.

A dirigir o ensemble estará o maestro titular Rui Pinheiro, com um programa que inicia com “Divertissement, Op. 36” de Émile Bernard e culmina na “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 36”, de L. Beethoven.

Émile Bernard foi um compositor francês do período Romântico e organista em Notre Dame. Compôs “Divertissement” por volta do ano de 1890, uma peça deveras interessante por ter sido escrita para dois quintetos de sopros, um formato pouco comum naquela época.

Anos antes, o compositor alemão L. van Beethoven completou a “Sinfonia n.º 2” (entre 1801 e 1802), altura em que descobriu que iria ficar surdo.

Esta Sinfonia apresenta uma forma solidamente clássica, com mais ornamentação clássica do que os trabalhos subsequentes, e ficou claro na estreia, em 1803, que a peça era assumidamente inovadora.

O concerto “Divertimentos e Sinfonias” acontece no sábado, dia 25 de Janeiro, na Igreja da Misericórdia de Faro, às 19h00. Os bilhetes, que custam 7 euros, podem ser adquiridos no local, no próprio dia do evento, a partir das 18h00.

Comentários

pub
pub