Recital de poesia celebra Sophia nos 100 anos do seu nascimento

Esta iniciativa faz parte das comemorações do centenário do nascimento da poetisa. 

Um recital de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, recitado por Pedro Lamares. Esta é a proposta da Biblioteca Municipal de Loulé para esta quarta-feira, 6 de Novembro, a partir das 21h00. 

Pedro Lamares nasceu em 1979. Estudou teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo. No teatro, trabalhou mais de uma dezena de autores. No cinema desempenhou o papel de Fernando Pessoa em “O Filme do Desassossego”, de João Botelho, e participou em filmes dos realizadores Jorge Paixão da Costa, Vítor Gonçalves, Joaquim Leitão e António Pedro Vasconcelos.

Na televisão, apresenta o programa “Literatura Aqui” (RTP2) onde, com Filipa Leal, faz escolha e gravação de textos. Apresentou, com Mafalda Arnauth, duas galas da SPA (RTP2). Integrou o elenco principal de oito novelas em Portugal (TVI) e uma no Brasil (BANDEIRANTES / RTP1). Participou em várias séries da RTP.

Na poesia, dedica-se à escolha de textos e leitura em recitais e ciclos literários. Participou em mais de uma dezena de festivais literários, nacionais e internacionais. Dirige espetáculos de teatro, música e poesia. Criou vários projetos a solo e com músicos, que se mantém em itinerância. É professor em escolas de teatro e formador na área da comunicação. Dirigiu dois grupos juvenis de teatro.

Faz palestras dirigidas a professores (‘Desarrumar o Silêncio’). Gravou com João Grosso os textos do CD de apoio ao manual escolar da Raiz Editores. É diretor artístico da cooperativa Casca de Noz.

6 de Novembro de 1919 foi o dia em que nasceu Sophia, nome maior da literatura em Portugal. Esta iniciativa faz parte das comemorações do centenário do nascimento da poetisa.

Comentários

pub