Novo número da Revista Al-‘Ulyà é dedicado a Joaquim Romero Magalhães

Professor Joaquim Romero Magalhães morreu em Dezembro do ano passado

A nova edição da Revista Al-‘Ulyà, dedicada a Joaquim Romero Magalhães, é apresentada no próximo dia 21 de Novembro, às 10h00, no Arquivo Municipal de Loulé. 

Esta publicação foi totalmente concebida para homenagear este professor catedrático e historiador natural de Loulé, falecido no final de 2018. É composta por 12 artigos de colegas e amigos do professor e por oito depoimentos dos membros do conselho científico da revista.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e Manuel Pedro Serra, diretor da revista, farão a sessão de abertura.

O programa da apresentação contará com cinco painéis: “Tempo e espaço na aprendizagem de um economista” (por José Reis), “Cooperando com Joaquim Romero Magalhães” (por João Sabóia), “Ao Joaquim Magalhães” (por Luís Reis Torgal), “As minhas memórias académicas e cívicas com o Prof. Romero Magalhães” (por Vilhena Mesquita) e “Romero, Algarvio!” (por José D’Encarnação).

No final terá lugar a oferta deste número da Revista Al-‘Ulyà ao público presente, seguindo-se uma visita às instalações do Arquivo Municipal.

A Revista Al’-’Ulya, fundada em 1992, foi concebida para um segmento de público especializado, e tem também a particularidade de atrair leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Joaquim Romero Magalhães foi um dos grandes impulsionadores e um dos mais prestigiados colaboradores da Revista Al’-’Ulya. O historiador e investigador algarvio nasceu em Loulé, em 1942, e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve, em Dezembro do ano passado.

Pouco dias depois, acabaria por morrer, em Coimbra, aos 76 anos.

Em homenagem ao intelectual algarvio, a Câmara de Loulé lançou o Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães, cuja primeira edição terá lugar em 2020. 

Comentários

pub
pub