Loulé, Silves, Albufeira e UAlg assinam protocolo para candidatura a Geoparque da UNESCO

No Geoparque Algarvensis destacam-se locais de interesse geológico como a Rocha da Pena, a grés de Silves ou o vale à volta do Castelo de Paderne

As Câmaras de Loulé, Silves e Albufeira, bem como a Universidade do Algarve (UAlg) vão assinar um protocolo de colaboração com vista à candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO do Geoparque Algarvensis na próxima segunda-feira, 2 de Dezembro, às 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé. 

Esta sessão contará com a presença dos autarcas Vítor Aleixo, Rosa Palma e José Carlos Rolo e do reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas.

O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira quer contar, através das rochas que se encontram no seu território, uma história que começou há quase 360 milhões de anos atrás.

Promover o desenvolvimento sustentável do território a partir das comunidades e da sua qualidade e modo de vida, assim como da riqueza geológica, tornando a área dos três concelhos num destino sustentável e potencialmente turístico de interesse mundial, por via do seu património geológico, é o principal objetivo desta candidatura.

De resto, os Geoparques Mundiais da UNESCO combinam a proteção e promoção do património geológico com o desenvolvimento local sustentável, possuindo um conjunto de geossítios ou geomonumentos que testemunham a evolução do planeta Terra.

No Geoparque Algarvensis destacam-se locais de interesse geológico como a Rocha da Pena, a grés de Silves ou o vale à volta do Castelo de Paderne.

Esta ideia de criar um Geoparque Mundial da UNESCO surgiu pela mão de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, após uma grande descoberta: o Metoposaurus algarvensis, um anfíbio cujos fósseis foram encontrados no geossítio da Penina.

É a partir daí que todo o projeto se desenvolverá, envolvendo, também, Silves e Albufeira.

De resto, ainda no âmbito destas iniciativas, no dia 7 de Dezembro, a partir das 15h00, a Escola Secundária de Loulé irá receber uma conferência com os intervenientes neste projeto, bem como de especialistas nesta matéria – Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e investigador que liderou equipa internacional que escavou a jazida da Penina, onde se descobriu o Metoposaurus Algarvensis, e Artur Sá, da Universidade do Minho, que irão falar sobre os desafios e oportunidades da candidatura que reúne os três municípios algarvios.

Às 17h15, é inaugurada a exposição itinerante “Vamos ser Geoparque Algarvensis: O que é isso? – Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, realizada no âmbito da candidatura do município de Loulé ao Fundo Ambiental “Educação Ambiental + Sustentável | EducarTe: Educar para o Território”.

Comentários

pub