Centro de Saúde de Vila do Bispo volta a ter sistema informático «esta semana»

Centro de Saúde está sem sistema há cerca de 3 semanas

O sistema informático do Centro de Saúde de Vila do Bispo, que está em baixo desde o dia 28 de Outubro, vai voltar a funcionar «no decorrer desta semana», disse ao Sul Informação a Administração Regional de Saúde do Algarve.

A avaria deveu-se a um corte de energia, motivado «pelo mau tempo que se fez sentir no dia 28». Desde então, e já há cerca de três semanas, a unidade de saúde está sem sistema informático, o que levou ao adiamento de consultas e à impossibilidade de realizar procedimentos de rotina.

Uma utente deste serviço, que há semanas está à espera de um atestado médico para renovar a carta de condução, disse ao nosso jornal que «têm acontecido situações complicadas».

«É inadmissível , nos tempos que correm, que estas situações aconteçam no nosso país», acrescentou, lembrando «os muitos idosos, que não têm seguros de saúde ou a quem recorrer».

Da parte da entidade responsável pelos cuidados de saúde primários no Algarve, chega a garantia que, na sequência da avaria, «foi de imediato ativado o plano de contingência para quando ocorrem estas situações, ou seja, o atendimento e a prestação de cuidados é feita normalmente, mas os registos são feitos manualmente».

«Assim sendo, apesar de algumas limitações a nível informático, o Centro de Saúde tem estado a funcionar quer a nível médico, como de enfermagem e a administrativo. As consultas de recurso do dia para situações agudas, assim como os tratamentos de enfermagem estão a funcionar normalmente, verificando-se alguns constrangimentos a nível do registo de consultas programadas que, sempre que possível, têm sido reagendadas», explicou.

«O equipamento avariado, neste caso concreto, um disco externo, já foi adquirido pela ARS Algarve, prevendo-se que seja montado no decorrer desta semana», concluiu a ARS algarvia.

Comentários

pub