Arte urbana do “The Ocean Wall” embeleza túnel em Albufeira

O trabalho foi inspirado na obra “Gente de Mar”

Chama-se “The Ocean Wall” e é «um verdadeiro oceano a entrar no coração da cidade». Este é o nome da obra de street art do albufeirense Filipe Neves que já embeleza o túnel pedonal da Rotunda dos Dois Mundos, na Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a iniciativa surgiu da necessidade de renovar a antiga pintura do túnel, que se encontrava danificada, e dar mais luz à passagem subterrânea que liga o centro da cidade ao Parque do Ribeiro, espaço verde e de lazer utilizado diariamente por centenas de residentes e turistas.

Ana Pífaro, que tem a responsabilidade do pelouro da Cultura, sublinha que, «além da reabilitação urbana propriamente dita, o projeto pretende ser uma homenagem aos pescadores da terra e à vida marinha, áreas importantes da atividade económica e das tradições do concelho».

O trabalho, que foi inspirado na obra “Gente de Mar”, uma edição publicada pela autarquia, em 2009, para assinalar o Dia Nacional do Pescador, abrange uma área de 700 metros quadrados, onde foram utilizadas cerca de 500 latas de spray.

«O resultado está à vista, com os barcos tradicionais, onde não falta uma embarcação dedicada a Nossa Senhora da Orada, os pescadores na faina e toda a espécie de vida marinha, que tem suscitado imensas visitas ao local e elogios nos media e nas redes sociais», diz a Câmara de Albufeira.

Além deste trabalho, o artista foi também convidado para pintar a Rotunda dos Golfinhos «que ficou mais bonita, graças à sua intervenção».

A execução das duas obras custou cerca de 38 mil euros.

ASUR, nome artístico de Filipe Neves, «já é bem conhecido na região pela beleza e enorme realismo das suas pinturas, que podem ser apreciadas nas fachadas dos quarteis dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e Silves e em todo o quarteirão das antigas fábricas de conserva de Olhão».

Também conta no seu currículo com algumas parcerias com diversas marcas, em festivais e vários murais no país, bem como a nível internacional, como é o caso de Amestrerdão, Milão, Kosovo, Frankfurt, Banguecoque, Bali e Osaka.

Comentários

pub