Apoio à maternidade em Albufeira faz-se com sessões educativas e atividade física

Atividades do programa de apoio à maternidade “Mamis” começam a 2 de Dezembro

As grávidas, recém-mamãs e bebés de Albufeira vão ter acesso a atividade física adaptada, conjugada com sessões educativas, já a partir de 2 de Dezembro, no âmbito do Programa de Apoio à Maternidade da Câmara albufeirense.

Esta iniciativa, batizada de “Mamis”, junta sessões ligadas à maternidade, atividade física, meditação, ioga e sensoralidade do bebé.

As atividades decorrem no Espaço Integrar, a funcionar no Parque Lúdico de Albufeira. Para mais informações e inscrições contactar o 289 599 690 ou o email [email protected].

No que toca às sessões educativas, serão sobre “Ocupação na gravidez”, “Meditação na gravidez”, “Todos os bebés choram”, “Mundo sensorial do bebé”, “Ocupação do bebé dos 3 aos 6 meses/ dos 6 aos 9 meses e dos 9 aos 12 meses”.

Nas sessões de atividade física regular cabe o fitBall e ioga para grávidas e o fitBall e ioga para mamãs e bebés.
Tudo isto para «criar as condições necessárias a uma gravidez saudável e a uma rápida recuperação no pós parto».

As iniciativas são dinamizadas por uma Terapeuta Ocupacional com formação complementar no Curso de Preparação para a Parentalidade e Fitball e por uma Socióloga com formação complementar em Ioga. As sessões práticas decorrem duas vezes por semana, enquanto as sessões educativas realizam-se três vezes durante a gravidez e quatro vezes no pós parto.

Para Ana Pífaro, vice-presidente da Câmara de Albufeira e responsável pelo pelouro da Família e da Saúde, este programa «implica uma mudança de paradigma. Não se trata apenas de intervir com abordagens assistenciais, em modalidades de apoio social ou económico, mas, também, através da utilização de metodologias promotoras do desenvolvimento de competências parentais, contribuindo para o bem-estar individual e das famílias».

Este é um programa que se insere na área da prevenção de eventuais disfunções ocorrem durante a gravidez e no período pós parto e que «visa preparar a mulher para estas alterações, acompanhar o aparecimento de disfunções típicas e minimizar os seus efeitos, nomeadamente as dores lombares, o edema dos membros inferiores, alterações de equilíbrio, bem como os estados de tristeza e exaustão que ocorrem no período pós parto».

Comentários

pub