Lagoa discutiu importância de brincar para as crianças

290 pessoas participaram na iniciativa

Lagoa discutiu, no passado dia 26 de Setembro, no âmbito de uma conferência, a importância de brincar para as crianças. 

Na iniciativa, que se realizou no Auditório Carlos do Carmo, estiveram presentes 290 participantes, entre os quais educadores, professores, psicólogos, terapeutas da fala, auxiliares de educação e famílias.

A conferência aconteceu no âmbito do Projeto “Escola Aprender+: Ambientes Educadores Inovadores” e resultou de duas apresentações ministradas pela psicóloga Tânia Paias e pelo professor catedrático Carlos Neto, investigador na Faculdade de Motricidade Humana.

Na primeira apresentação – “O Brincar, as relações e as emoções”, Tânia Paias abordou o brincar como sendo a tarefa mais preciosa que as crianças realizam.

Ainda nesta apresentação, refletiu-se sobre a importância de brincar ao ar livre.

A conferencista levou também à reflexão do risco do uso dos dispositivos eletrónicos que transportam as crianças para realidades distantes, parcas em relações e que não permitem desenvolver competências como: saber esperar, tolerar a frustração e a criatividade.

Num segundo momento, na apresentação ministrada, o professor Carlos Neto – “A importância dos espaços exteriores escolares na formação da cidadania e de pequenos pesquisadores” transmitiu que «uma criança que não brinca de forma regular e sem constrangimentos em espaço e tempo, não é uma criança saudável e que os estudos demonstram que existe uma relação muito relevante entre brincar e ser feliz na infância e o sucesso na vida adulta».

Acrescentou ainda que «brincar e ser ativo na infância permite desenvolver a capacidade de adaptação, de resiliência e criativa necessárias para se ser feliz, empreendedor e ter sucesso na adolescência e na vida adulta».

Esta iniciativa enquadra-se no ciclo de conferências temáticas “Rumo ao Futuro Aprender +”.

Para mais informações sobre conferências futuras clique aqui.

Comentários

pub