VRSA junta-se às festas das “Angustias” da vizinha Ayamonte

Lançamento oficial da festa também passa por Portugal

As festas em honra de Nossa Senhora das Angústias também vão chegar a Vila Real de Santo António. O município algarvio vai acolher esta quarta-feira o início da cerimónia solene que dá o pontapé de saída para esta festa, que decorrerá até 9 de Setembro em Ayamonte, na vizinha Espanha.

No dia 4, às 19h00, uma comitiva espanhola vai desembarcar em VRSA, onde será recebida. Segue-se uma arruada até à Praça Marquês de Pombal, onde uma banda portuguesa e outra espanhola tocarão, à vez, os hinos nacionais de cada país, frente aos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António.

Será neste cenário, em pleno centro histórico vila-realense, que decorrerá a cerimónia do hastear das bandeiras e terá lugar a sessão de boas vindas, conduzida pelos executivos camarários de VRSA e Ayamonte.

 

 

Cumprido este momento solene, a comitiva, agora constituída por elementos dos dois países, regressará de barco a Ayamonte, onde serão novamente tocados os hinos de Portugal e Espanha, frente à sede do Ayuntamiento.

A iniciativa termina com os discursos solenes e com a abertura oficial das festividades das “Angustias”, que será simbolicamente marcada pela inauguração da iluminação do recinto da romaria ayamontina, ato popularmente apelidado como “el encendido del alumbrado”.

Comentários

pub