Visitas orientadas dão a conhecer tesouros arqueológicos de Loulé Velho

Visitas serão orientadas por Catarina Viegas e Rui Roberto de Almeida

A Câmara de Loulé vai promover visitas orientadas às escavações arqueológicas da praia de Loulé Velho, em Quarteira, amanhã, terça-feira, das 8h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h00.

Neste dia aberto os visitantes poderão ficar a conhecer melhor este sítio arqueológico e os resultados das escavações que vão decorrer até quinta-feira, dia 19, cujo objetivo é perceber «o que ainda existe deste sítio da época romana, importante ponto comercial do Algarve, e que vem vindo a desaparecer ao longo das últimas décadas», segundo a autarquia.

Para isso, contarão com acompanhamento técnico de Catarina Viegas e Rui Roberto de Almeida.

Esta campanha arqueológica está a ser realizada por uma equipa de investigação composta por elementos do Museu Municipal de Loulé, em parceria com investigadores da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto LORIVAI – Loulé Velho e o Palestuário da Ribeira de Carcavai.

«Loulé Velho é um sítio incontornável no panorama do domínio romano do litoral algarvio, apresentando uma ocupação que vai desde o século I A.C. ao século VI/VII. Trata-se de uma luxuosa villa que, dada a sua localização geográfica, funcionou como polo aglutinador de população, com a capacidade de gerar atividades económicas que proporcionaram a sua contínua ocupação», descreveu a Câmara de Loulé.

Comentários

pub