Professores da Pinheiro e Rosa juntaram-se em encontro de partilha de práticas

Práticas apresentadas visam encontrar estratégias de participação e de aprendizagem de todas as crianças

O Encontro de Partilhas de Práticas entre professores do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, de Faro, decorreu no passado dia 12 de Setembro, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

As práticas apresentadas foram desenvolvidas, no ano letivo de 2018-2019, no âmbito do Projeto “Erasmus+ Reaching the ‘hard to reach’: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue” (Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno), que o Agrupamento desenvolve, até 2020, em parceria com a Universidade do Algarve e com escolas e universidades de Espanha, Inglaterra, Áustria e Dinamarca.

«Este projeto de investigação e ação colaborativa envolve professores das seis escolas do 1º Ciclo do Agrupamento e visa encontrar estratégias de participação e de aprendizagem de todas as crianças, particularmente aquelas que podem ser vistas como mais difíceis de alcançar», diz o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

O projeto desenvolve-se entre pares ou trios de professores e alunos investigadores, formados para a observação das aulas dos colegas. Através deste processo incorporam-se as opiniões dos alunos na planificação e na avaliação das atividades letivas e potencia-se a inclusão de todos os alunos.

Os docentes partilharam com os pares as diferentes formas com que operacionalizaram o modelo de pesquisa inclusiva, que envolve as vozes dos alunos de forma direta no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.

Comentários

pub