Ponte Medieval de Silves vai ser restaurada

Rosa Palma diz que a Câmara está a «trabalhar em força» na melhoria dos espaços culturais do concelho

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A Câmara de Silves vai avançar com a obra de conservação e restauro da Ponte Velha, anunciou Rosa Palma, presidente da autarquia, no discurso do dia do Município, que se celebrou na terça-feira, com a sessão solene a ter lugar no dia anterior, 2 de Setembro.

A edil silvense assegurou que a autarquia está a «trabalhar em força para que os nossos espaços patrimoniais sejam melhorados e para breve haverá surpresas», nomeadamente a recuperação da ponte medieval e uma intervenção no Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines.

Esta é apenas uma das áreas em que poderá haver novidade, em breve. Também na área da educação há obra à vista, nomeadamente a remodelação e ampliação das escolas EB1 de Silves e de Alcantarilha.

No Complexo de Piscinas serão, igualmente, promovidas melhorias, nomeadamente o projeto de otimização da eficiência energética das piscinas e a empreitada de deslocalização e ampliação do ginásio.

O Dia do Município serviu não só para que Rosa Palma projetasse o futuro e fizesse um balanço do que foi o atual mandato, até aqui, mas também para homenagear personalidades e entidades do concelho.

O prémio Intervenção Cívica foi entregue ao Capitão de Abril José Inácio da Costa Martins (homenagem póstuma), ao resistente antifascista, dirigente do PCP, corticeiro e comerciante António Estrela (homenagem póstuma), a José António Correia Viola (resistente antifascista, autarca, ex-presidente da Câmara Municipal de Silves) e a Vitor José Cabrita Neto (resistente antifascista, político, ex-secretário de Estado do Turismo, dirigente associativo).

O prémio instituição foi entregue ao Silves Futebol Clube e à Escola Secundária de Silves, enquanto a distinção na área da Arte e Cultura foi dada a Teodomiro Cabrita Neto (historiador, professor, jornalista, dramaturgo e ensaísta) e a João Manuel Rocha de Sousa (artista plástico, professor, crítico de arte e escritor).

Já o prémio Jovem Revelação foi atribuído a Rodrigo Gomes, que é licenciado em Escultura pela Universidade de Évora, pós-graduado em Arte Sonora e mestre em Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

 

Fotos: Câmara de Silves

Comentários

pub