Festa dos Anos de Álvaro de Campos une Tavira a Glasgow à boleia da poesia

Volta também a Rota Álvaro de Campos, em tuk tuk

Fernando Pessoa fê-lo nascer em Tavira, mas pô-lo a estudar em Glasgow. Anos depois, as duas cidades voltam a estar unidas, numa iniciativa especial, a partir da Escócia, mas transmitida em direto no Facebook para todos. É a Festa dos Anos de Álvaro de Campos, evento que regressa esta terça-feira, 1 de Outubro, e vai encher Tavira de cultura pessoana. 

Esta colaboração com Glasgow é a grande novidade da edição deste ano do evento, que volta a ser organizado pela associação Partilha Alternativa.

A Festa Exclusiva para Álvaro de Campos será no dia 15 de Outubro, das 19h00 às 22h00, com a companhia Cheeky Besom, ao vivo no Glasgow Literary Lounge. Tudo será transmitido ao vivo no Facebook.

De resto, iniciativas como a Rota Álvaro de Campos, em tuk tuk, estão de regresso, convidando a visitar poemas do heterónimo de Fernando Pessoa espalhados por Tavira. Quem quiser participar, tem de fazer marcação.

A Festa começa já esta terça-feira, com a inauguração das exposições “A Vila da Minha Infância”, no Museu Casa Fotografia Andrade, “People/Pessoas”, na Casa Álvaro de Campos, “Personae”, na Galeria Tavira D’Artes, “Pessoa(s) de Tavira, no Clube de Tavira, “Imagens Revisitadas”, na Galeria Artesis, e “Imagens Pessoanas”, na A|Nafa.

Para Tela Leão, presidente da associação Partilha Alternativa, esta «não será uma festa barulhenta».

«Gosto de pensar nesta Festa como uma ação poética, tão digna quanto o poeta, delicada e sem alarde, mas muito bonita», acrescenta.

 

 

Na parte dos espetáculos e cinema, destaque para a vinda de dois poetas escoceses a Tavira: Christine De Luca e Christie Williamson.

Os seus poemas vão formar um recital que inclui música portuguesa e escocesa para piano com Marcelo Montes, tocando excertos dos escoceses Craig Armstrong e James McMillan, e dos portugueses Ruy Coelho e Luis Tinoco.

A Casa Álvaro de Campos e os poetas portugueses Pedro Jubilot e Vitor Cardeira recebem, assim, os escoceses Christine De Luca e Christie Williamson. Será no dia 13 de Outubro, às 18h00, no Clube de Tavira. Às 22h00, na Casa Álvaro de Campos haverá a despedida dos poetas.

Com os jovens da Escola Secundária de Tavira, haverá “Poemas Encenados”, uma oficina de teatro, no dia 11 de Novembro, às 18h30.

Já nos filmes, um dos momentos mais aguardados será a exibição do “Filme do Desassossego”, de João Botelho, película inspirada no Livro do Desassossego que até foi escrito por Bernardo Soares, outro heterónimo de Fernando Pessoa, mas que também tem lugar na Festa dos Anos de Álvaro de Campos.

A iniciativa decorrerá a 17 de Novembro, às 21h00, no Clube de Tavira.

Quanto a Teresa Rita Lopes, algarvia e uma das maiores estudiosas de Fernando Pessoa, vai estar à conversa a 19 de Outubro, a partir das 11h00, na Casa Álvaro de Campos.

Por fim, a Rádio Gilão começa a transmitir o programa diário “Momentos de Poesia” já a 1 de Outubro. O Postal do Algarve apresentará uma rubrica diária intitulada Um Mês de Poesia”, com textos e poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos.

O Sul Informação, por sua vez, é o media partner.

Para consultar o programa completo da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, clique aqui.

Comentários

pub