Cine-teatro Louletano aposta forte na ligação às crianças e jovens

Entre Setembro e Dezembro há muitas ofertas para o público escolar e para os mais jovens

O Cine-Teatro Louletano vai apostar forte na ligação com a comunidade escolar do concelho de Loulé e em ofertas para os mais novos e famílias na temporada que decorrer entre Setembro e Dezembro.

Esta estrutura cultural de Loulé montou uma programação para os próximos meses que chegará a vários porntos do concelho e incluirá propostas que vão do teatro à música, passando pela formação em ambas as áreas.

De 16 a 20 de Setembro estará em cena na Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira, o espetáculo “Dito por não dito”, uma criação teatral com encenação do quarteirense Ricardo Neves-Neves, diretor artístico da companhia Teatro do Eléctrico, destinada a jovens dos 13 e aos 18 anos.
A 21 de Setembro, Loulé acolhe a iniciativa “RHI (Revolution Hope Imagination)”, um projeto do Art Institute sediado em Nova Iorque que visa a circulação internacional de projetos portugueses.

«O objetivo do RHI é criar e fomentar um diálogo entre a arte e os negócios, a cultura e o turismo. Neste âmbito, haverá paralelamente às talks e showcases realizados no Auditório do Solar da Música Nova duas atividades a pensar nos mais pequenos: ateliês de teatro com Cátia Terrinca (do grupo UmColectivo) na Academia IluminArte, da Associação Artística Satori, e um workshop de Arte e Ciência para crianças a realizar no Palácio Gama Lobo, sede do projeto Loulé Criativo».

No dia 22, um «elenco de luxo», formado por Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Jorge Benvinda, interage, numa colaboração inédita, com o Grupo Coral Infantil de Loulé, que inclui mais de uma centena de crianças dirigidas pelo professor Ricardo Jorge. O espetáculo “Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras que Tais” levará o público «a viajar à nossa infância, despertando as mais longínquas recordações».

 

 

Também de Ricardo Neves-Neves, e aqui com Ana Lázaro, estão previstas treze apresentações da peça “Catamarã”, desta feita no palco do Cine-Teatro Louletano. Esta criação é dirigida a crianças do 1º e 2º ciclos das escolas do concelho que tenham entre 8 a 12 anos. Realizar-se-á com público em palco durante 55 minutos, de dia 1 a 10 de Outubro, tendo por base uma história que nos fala de quão complicado pode ser crescer.

A 26 de Outubro, às 10h30, dezenas de crianças com mais de 6 anos serão convidadas a assistir ao espetáculo “Anti-Princesas – Clarice Lispector”, no Parque Municipal de Loulé. Este é um espetáculo protagonizado pela atriz Cláudia Gaiolas inserido no Festival Internacional de Artes “Verão Azul”, que decorre nas cidades de Loulé, Quarteira, Faro e Lagos entre os dias 14 e 28.

Em Novembro, a obra da escritora Sophia de Mello Breyner será revisitada com a estreia no Sul do país, em Loulé, do espetáculo “A Menina do Mar”, um conto musical de Edward Luiz Ayres d’Abreu, Ricardo Neves-Neves e Martim Sousa Tavares (este, sobrinho da poetisa). No dia 17 de Novembro, às 17h00, há uma apresentação para famílias e público em geral, e no dia 18 são realizadas duas sessões para a comunidade escolar.

Em Dezembro, o público mais jovem pode contar com o espetáculo “Olá, eu sou o Pai Natal”, uma «inquietante peça que desmonta de um modo original o imaginário natalício» que poderá ser vista no dia 4, no Cine-Teatro Louletano. A peça teatral, destinada a adolescentes com mais de 14 anos, é «um trabalho de Tiago Barbosa (texto, encenação e interpretação) que parte de um retrato individual que nos comove através da partilha de angústias e preocupações privadas, para alcançar uma reflexão sobre assuntos globais».

O espetáculo “Noite”, da companhia portuense Circolando, estreia-se no Sul no Cine-Teatro e inclui também uma apresentação destinada ao público escolar adolescente a 6 de Dezembro, revisitando, num ambiente performativo, o imaginário noturno e a obra do poeta Al Berto.

Comentários

pub